Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVargas, Ana Luisa Nunes de, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherScarinci, Silvana Ruffier, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-18T16:02:45Z
dc.date.available2019-05-18T16:02:45Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58085
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Silvana Ruffier Scarincipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 24/02/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.102-105pt_BR
dc.description.abstractResumo: A edição crítica de Ariane et Bacchus de Marin Marais (1656-1728) é um trabalho de reconstituição de uma obra lírica pertencente à última década do século XVII. Primeiramente, apresentaremos o músico Marin Marais e sua relação com a tragédie en musique, assim como os principais aspectos deste gênero e seu papel na sociedade francesa do Antigo Regime como manifestação artística. Logo após, traçaremos um breve histórico das publicações e edições musicais ao longo dos séculos, assim como a evolução das edições críticas nos últimos duzentos anos. Em seguida, identificaremos os principais tipos de edição, focalizando na edição crítica. Concluindo, descreveremos os processos editoriais necessários para o estabelecimento do texto musical. Esta dissertação objetiva estabelecer critérios para orientar decisões editoriais que fundamentam e sistematizam a edição crítica de Ariane et Bacchus baseado nas abordagens dos principais autores que hoje tratam do assunto. Palavras-chave: Ariane et Bacchus; Marin Marais; edição crítica. ??pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The critical edition of Marin Marais' (1656-1728) Ariane et Bacchus is a reconstitution of a lyrical work that belongs to the last decade of the 17th century. Firstly, we will present the musician Marin Marais and his relationship with the lyrical tragedy, as well as the main aspects of the tragédie en musique and its role in the French society of the Ancient Regime as an artistic expression. Afterwards we will outline a short history of publications and musical editions throughout the centuries, as well as the evolution of the critical edition in the last two hundred years. Then we will identify the main types of edition, focusing on the critical edition. For the conclusion, we will describe the editorial processes necessary for the establishment of the musical text. This dissertation aims establish criteria to guide editorial decisions that base and systematise the critical edition of Ariane et Bacchus of Marin Marais, based on the approaches of major authors in the field. Keywords: Ariane et Bacchus; Marin Marais; critical edition.pt_BR
dc.format.extent120 p. : il., música.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMarais, Marin, 1656-1728pt_BR
dc.titleEdição crítica de Ariane et Bacchus de Marin Marais (1656-1728) : princípios editoriaispt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples