Danças circulares sagradas : uma prática de integração e acolhimento na educação
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre dança circular e educação e nessa união como ferramenta geradora da manifestação de afetos e da conscientização individual e coletiva. O objetivo deste estudo é compreender se elas podem ser levadas para a Educação, podendo trazer mais sensibilidade, integração e acolhimento. A experiência prática se deu com dois grupos, um com acadêmicos da UFPR-litoral e a comunidade da região e o outro de crianças do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Rural José Chemure, também em Matinhos. A principal base teórica foi com Bernhard Wosien, na visão do sagrado e na história das danças circulares, Luciana Ostetto, com a experiência das danças na educação, além da contribuição de outros autores que me embasaram no processo reflexivo. O resultado afirma que as danças circulares sagradas podem ir ao encontro de um educar com sensibilidade, cooperação e respeito, viabilizando a criação de novos sentidos e significados entre os sujeitos nos ambientes escolares, sendo assim, possível para a realização de uma formação mais humana.
Collections
- Artes (Litoral) [136]