Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKistmann, Virginia Souza de Carvalho Borges, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.creatorCardozo, Marcos Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T14:44:46Z
dc.date.available2024-03-01T14:44:46Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/5770
dc.descriptionOrientadora: Virgínia Borges Kistmannpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: À medida que a disputa pelos mercados torna-se global, surge uma pressão para que as empresas se aprimorem, tornando-se mais eficientes e competentes; do contrário, correm o risco de comprometer a própria sobrevivência. A gestão do design com o desenvolvimento de novos produtos, novas concepções e o trabalho da formação da identidade corporativa associada à adoção de técnicas modernas de gestão da produção fazem com que a indústria automotiva possa desenvolver novas competências. A customização em massa e a modularização são uma das competências hoje visadas pelo setor automotivo, que é um oligopólio global fortemente concentrado, no qual, vinte grandes corporações são responsáveis por mais de 95% de toda a produção mundial. A produção automotiva é fortemente concentrada em termos de empresas produtoras. O Brasil, desde a década de 1990, recebeu uma série de novos modelos de veículos, o que aumentou a concorrência interna e forçou as montadoras nacionais a investir na modernização de modelos e do parque industrial brasileiro. O caso apresentado é de uma organização do setor automotivo, empresa que historicamente liderou o mercado nacional de veículos, mas que, nos últimos anos, vem sofrendo a ação acirrada da concorrência, com reflexos na perda de market share. Através do estudo de caso realizado na planta de São José dos Pinhais verificou-se como a gestão do design está associada à modularização, como meio de implementação da customização, de modo a tornar a empresa mais competitiva.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Considering that the market competitiveness is becoming global, emerges a pression for the companies to improve their performance, becoming more efficient and competent; otherwise, they run a risk of compromising their own survival. The Design Management along with new products development, new conceptions and the work of building a corporate identity associated to the adoption of modern technics of production management, make the automotive industry able to develop new abilities. The mass customization and the modularity are one of the abilities today aimed at by the automotive sector this is a global oligopoly strongly concentrated, in which twenty great corporations are responsible for more than 95% of the world production. The automotive production is strong intent in terms of producing companies. In Brazil, since the decade of 1990, received a series from new models of vehicles, that it increased the internal competition and forced the assembly plants to invest in the modernization of models as well as brazilian industrial park. The case being studied is of an organization of the automotive sector, this company, which historically led the national market of vehicles, recently suffered the incited action from the competition, with consequences in the loss of market share. Through the study of case it noticed how design management is associated to the modularization, as a way to implement customization, aiming a better competitiveness for the company.pt_BR
dc.format.extentxi, 150f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectAutomóveis - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectAutomoveis Volkswagenpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleModularização e design : um estudo de caso sobre o cockpit do modelo Fox da Volkswagen do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples