Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSALUM, ALINE SOUZA
dc.contributor.authorCAMPOS, EMERSON CORTEZ GALLEGO
dc.contributor.authorRADOMSKI, FERNANDO APARECIDO DIAS
dc.contributor.authorSEBBEN, ISADORA CAROLINE
dc.contributor.authorMARIANO, ANDRÉ BELLIN
dc.date.accessioned2018-09-28T19:32:53Z
dc.date.available2018-09-28T19:32:53Z
dc.date.issued2018-09-28
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57536
dc.description.abstractA área da engenharia é um eixo que sempre contribui para a inovação e o avanço tecnológico como um todo da humanidade, com o objetivo de melhorar/otimizar processos, materializando a pesquisa e a ciência fornecendo um maior bem-estar a população. O ramo da engenharia tem papel fundamental no desenvolvimento econômico de um país. Levando em consideração a importância da engenharia e seu papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, faz-se necessário sempre avaliar e repensar a formação que as universidades então fornecendo para os futuros engenheiros, principalmente nas últimas décadas em que o conhecimento se dissipa fácil e rapidamente com novas teorias sendo lançadas no mundo e influenciando a forma de vida da sociedade constantemente. Vários encontros científico-acadêmicos acontecem com o intuito de inovar, assim como grandes empresas de engenharia buscam por inovações, portanto, será que o ensino de engenharia nas universidades também está acompanhando as novas tendências de mercado? Nesse aspecto, sabe-se da falta de investimentos financeiros e recursos para melhorar o ensino em engenharia nas universidades públicas brasileiras. Com isso, neste trabalho, serão abordadas formas de ensino-aprendizagem, com foco nas metodologias ativas de aprendizagem, as quais não necessitam de grandes investimentos financeiros e são capazes de proporcionar um ensino de qualidade aos estudantes de engenharia. Os dados encontrados na literatura e as discussões deste tema realizadas na disciplina de Métodos de Ensino Inovadores em Engenharia (PIPE) são apresentados na forma de Recursos Educacionais Abertos depositados no repositório da Universidade Federal do Paraná.pt_BR
dc.format.medium11 páginaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.ispartofFORMATO DO ARQUIVO DIGITAL: O documento encontra-se disponível na versão OpenDocument (.odf) e Portable Document Format (.pdf)pt_BR
dc.relation.ispartofseriesREA-POS;003
dc.rightsAtribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectensino em engenharia, métodos de ensino, metodologias ativa de aprendizagem.pt_BR
dc.titleComo aumentar a qualidade de ensino em engenharia sem os investimentos adequados?pt_BR
dc.typeTextpt_BR
dc.contributor.eventMaterial produzido na Disciplina de Métodos de Ensino Inovadores em Engenharia pela turma de 2018.2 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil