dc.contributor.author | SALUM, ALINE SOUZA | |
dc.contributor.author | CAMPOS, EMERSON CORTEZ GALLEGO | |
dc.contributor.author | RADOMSKI, FERNANDO APARECIDO DIAS | |
dc.contributor.author | SEBBEN, ISADORA CAROLINE | |
dc.contributor.author | MARIANO, ANDRÉ BELLIN | |
dc.date.accessioned | 2018-09-28T19:32:53Z | |
dc.date.available | 2018-09-28T19:32:53Z | |
dc.date.issued | 2018-09-28 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/57536 | |
dc.description.abstract | A área da engenharia é um eixo que sempre contribui para a inovação e o avanço tecnológico como um todo da humanidade, com o objetivo de melhorar/otimizar processos, materializando a pesquisa e a ciência fornecendo um maior bem-estar a população. O ramo da engenharia tem papel fundamental no desenvolvimento econômico de um país. Levando em consideração a importância da engenharia e seu papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, faz-se necessário sempre avaliar e repensar a formação que as universidades então fornecendo para os futuros engenheiros, principalmente nas últimas décadas em que o conhecimento se dissipa fácil e rapidamente com novas teorias sendo lançadas no mundo e influenciando a forma de vida da sociedade constantemente. Vários encontros científico-acadêmicos acontecem com o intuito de inovar, assim como grandes empresas de engenharia buscam por inovações, portanto, será que o ensino de engenharia nas universidades também está acompanhando as novas tendências de mercado? Nesse aspecto, sabe-se da falta de investimentos financeiros e recursos para melhorar o ensino em engenharia nas universidades públicas brasileiras. Com isso, neste trabalho, serão abordadas formas de ensino-aprendizagem, com foco nas metodologias ativas de aprendizagem, as quais não necessitam de grandes investimentos financeiros e são capazes de proporcionar um ensino de qualidade aos estudantes de engenharia. Os dados encontrados na literatura e as discussões deste tema realizadas na disciplina de Métodos de Ensino Inovadores em Engenharia (PIPE) são apresentados na forma de Recursos Educacionais Abertos depositados no repositório da Universidade Federal do Paraná. | pt_BR |
dc.format.medium | 11 páginas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.relation.ispartof | FORMATO DO ARQUIVO DIGITAL: O documento encontra-se disponível na versão OpenDocument (.odf) e Portable Document Format (.pdf) | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | REA-POS;003 | |
dc.rights | Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | ensino em engenharia, métodos de ensino, metodologias ativa de aprendizagem. | pt_BR |
dc.title | Como aumentar a qualidade de ensino em engenharia sem os investimentos adequados? | pt_BR |
dc.type | Text | pt_BR |
dc.contributor.event | Material produzido na Disciplina de Métodos de Ensino Inovadores em Engenharia pela turma de 2018.2 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais | pt_BR |