Tarefas investigativas de matemática : uma análise de tres alunas de 8ª série do ensino fundamental
Abstract
Resumo: Este trabalho buscou conhecer como três alunas de 8a série do Ensino Fundamental envolvem-se em atividades investigativas de Matemática, sendo que estas alunas não estavam habituadas a trabalhar neste tipo de atividade, na disciplina de Matemática. Este estudo baseou-se nos dados coletados a partir das notas da pesquisadora, da gravação em vídeo, dos protocolos, dos questionários, dos registros durante as atividades e do relatório individual que cada aluna elaborou. As duas sessões com atividades investigativas (sendo uma atividade em cada sessão) ocorreram na escola, em contraturno. A análise de dados foi de ordem qualitativa, tendo como objetos de análise: o modo como as alunas se envolveram nas atividades investigativas, como interagiram verbalmente entre si e com a professora, e como ocorreu a manifestação do raciocínio e dos conhecimentos matemáticos. Abstract: This paper discusses how three 8th grade students got involved in investigative activities in the subject of Mathematics, knowing that these students were not used to working on this type of task. This study was based on data collected from the researcher's notes, from video recordings, protocols, surveys, activity logs and from each student's individual report. The two investigative activity sessions (with one activity per session) took place in the school, out of school time. The data analysis was qualitative, having as analysis objects: the way the students got involved in investigative activities, how they verbally interacted with each other and with the teacher, and how the reasoning demonstration and mathematical skills occurred.
Collections
- Teses & Dissertações [10468]