Show simple item record

dc.contributor.advisorLiblik, Ana Maria Petraitispt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorCamargo, Rosangela Perussi dept_BR
dc.date.accessioned2022-11-29T18:38:44Z
dc.date.available2022-11-29T18:38:44Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/5751
dc.descriptionOrientadora: Ana Maria Petraitis Liblikpt_BR
dc.descriptionInclui anexospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, Cultura e Tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho buscou conhecer como três alunas de 8a série do Ensino Fundamental envolvem-se em atividades investigativas de Matemática, sendo que estas alunas não estavam habituadas a trabalhar neste tipo de atividade, na disciplina de Matemática. Este estudo baseou-se nos dados coletados a partir das notas da pesquisadora, da gravação em vídeo, dos protocolos, dos questionários, dos registros durante as atividades e do relatório individual que cada aluna elaborou. As duas sessões com atividades investigativas (sendo uma atividade em cada sessão) ocorreram na escola, em contraturno. A análise de dados foi de ordem qualitativa, tendo como objetos de análise: o modo como as alunas se envolveram nas atividades investigativas, como interagiram verbalmente entre si e com a professora, e como ocorreu a manifestação do raciocínio e dos conhecimentos matemáticos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper discusses how three 8th grade students got involved in investigative activities in the subject of Mathematics, knowing that these students were not used to working on this type of task. This study was based on data collected from the researcher's notes, from video recordings, protocols, surveys, activity logs and from each student's individual report. The two investigative activity sessions (with one activity per session) took place in the school, out of school time. The data analysis was qualitative, having as analysis objects: the way the students got involved in investigative activities, how they verbally interacted with each other and with the teacher, and how the reasoning demonstration and mathematical skills occurred.pt_BR
dc.format.extent120 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino (Primeiro grau)pt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTarefas investigativas de matemática : uma análise de tres alunas de 8ª série do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record