dc.contributor.other | Alberti, Eliane do Rocio, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.creator | Campos, Erick da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-08T14:56:03Z | |
dc.date.available | 2023-03-08T14:56:03Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/57287 | |
dc.description | Orientadora: Eliane do Rocio Alberti Comparin | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo analisa as práticas pedagógicas com foco na Sala de Recursos
Multifuncional que atende alunos que apresentam necessidades educativas especiais
no ensino médio. O objetivo foi verificar quais são as necessidades especiais dos
alunos que frequentam a sala e identificar quais são as metodologias e estratégias de
ensino utilizadas tanto pelo professor regente, quanto pelo professor da sala de
recursos e a eficácia dessas na apropriação do conhecimento científico. Para o
desenvolvimento deste trabalho foi feita uma revisão bibliográfica sobre o objeto de
estudo, bem como observações em sala de aula dos alunos que frequentam o ensino
médio em um Colégio Estadual na região litorânea do Paraná e aplicação de
questionário. Após análise dos dados coletados, verificou-se que as práticas
pedagógicas dos docentes se fundamentam com o uso de estratégias de ensino que
pouco contribuem para a apropriação do conhecimento na área de física por parte dos
alunos que frequentam a Sala de Recursos Multifuncional. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Educação - Conhecimentos e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O ensino da física no Ensino Médio : um estudo de caso com foco na Sala de Recursos | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |