O ensino da física no Ensino Médio : um estudo de caso com foco na Sala de Recursos
Resumo
Este artigo analisa as práticas pedagógicas com foco na Sala de Recursos
Multifuncional que atende alunos que apresentam necessidades educativas especiais
no ensino médio. O objetivo foi verificar quais são as necessidades especiais dos
alunos que frequentam a sala e identificar quais são as metodologias e estratégias de
ensino utilizadas tanto pelo professor regente, quanto pelo professor da sala de
recursos e a eficácia dessas na apropriação do conhecimento científico. Para o
desenvolvimento deste trabalho foi feita uma revisão bibliográfica sobre o objeto de
estudo, bem como observações em sala de aula dos alunos que frequentam o ensino
médio em um Colégio Estadual na região litorânea do Paraná e aplicação de
questionário. Após análise dos dados coletados, verificou-se que as práticas
pedagógicas dos docentes se fundamentam com o uso de estratégias de ensino que
pouco contribuem para a apropriação do conhecimento na área de física por parte dos
alunos que frequentam a Sala de Recursos Multifuncional.
Collections
- Teses & Dissertações [9336]