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dc.contributor.authorDamari, Juliana Lautenschlaegerpt_BR
dc.contributor.otherRiechi, Tatiana Izabele Jaworski de Sa, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherLouzada, Fernando Mazzillipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2018-10-05T18:49:39Z
dc.date.available2018-10-05T18:49:39Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57263
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Fernando Mazzilli Louzadapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 27/06/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.80-96pt_BR
dc.description.abstractResumo: O sono é um evento ativo e preditivo do desenvolvimento infantil, sendo que alterações nesses padrões têm sido associadas a problemas cognitivos e comportamentais. Apesar do crescente volume de investigação sobre esses temas, estudos com métodos objetivos para estimar padrões de sono são reduzidos. Além disso, o número de trabalhos realizados relacionando padrões de sono e desempenho cognitivo em crianças é substancialmente menor do que em adultos, sendo ainda alguns resultados contraditórios. Assim, este estudo teve como objetivo estudar os padrões de sono em crianças e investigar uma possível associação com desempenho cognitivo, sobretudo nos domínios da inteligência e do funcionamento executivo. A amostra global foi constituída por 61 escolares de ambos os gêneros com idades entre seis e onze anos, matriculados na rede Municipal de Ensino Fundamental, em escolas localizadas na cidade de Curitiba que apresentam modalidade de ensino integral. Para as análises do desempenho cognitivo, com a amostra global, foram utilizados dados de 61 crianças, e, para a análise do sono, dados de 34 crianças. Essa diferença entre o número de sujeitos para cada uma das análises deve-se a perdas de dados acarretadas pela utilização incorreta do aparelho e falhas no instrumento. Posteriormente, a subamostra, composta apenas por escolares que participaram das avaliações cognitivas e obtiveram dados válidos da actmetria (n=34), foi dividida em dois grupos: grupo de escolares nascidos PT (n=14) e grupo de escolares nascidos AT (n=20). Foram utilizados como protocolo: a) questionário de triagem, b) diário do sono, c) teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, d) teste de Atenção por Cancelamento, f) teste de Trilhas e f) actígrafo. Os resultados inicialmente mostraram que não existe uma diferença significativa entre os grupos de crianças pré-termo e a termo quando comparados em relação ao desempenho cognitivo e às variáveis dos sonos analisadas no presente estudo, pois, quando comparadas através do teste estatístico para duas amostras independentes Mann-Whitney, foi obtido um p>0,05 em todas as operações. Posteriormente, quando avaliadas possíveis correlações entre as variáveis analisadas do sono, desempenho cognitivo e crianças pré-termo e a termo, pode-se considerar a existência de uma fraca relação ou associação entre as variáveis, pois os valores de (r) obtidos são distantes de +1 e -1, o que é corroborado pelos valores de (p) obtidos serem maiores que 0,05, evidenciando, assim, de forma inconclusiva a significância da associação das variáveis observadas. No entanto, foi possível verificar uma diminuição na duração de sono, em relação ao recomendado pela National Sleep Fundation (NSF) em ambos os grupos, com um tempo médio de 08:49:36 para os escolares pré-termo, e um tempo médio igual a 08:43:48 para os escolares a termo. Concluindo, pesquisadores devem concentrar em investigações futuras com intuito de problematizar, discutir e aprofundar técnicas e instrumentos utilizados para avaliar o sono, correlacionando-as a desempenho cognitivo, para prevenir problemas e melhorar a qualidade de vida das crianças. Palavras-chave: Ritmo circadiano. Actigrafia. Cognição. Função executiva. Idade gestacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Sleep is an active and predictive event of childhood development, and changes in these patterns have been associated with cognitive and behavioral problems. Despite the increasing volume of research on these topics, studies with objective methods to estimate sleep patterns are not numerous. In addition, the number of studies related to sleep patterns and cognitive performance in children is substantially lower than in adults, considering that some results are contradictory. Thus, this study aimed to study sleep patterns in children and investigate a possible association with cognitive performance, especially in the areas of intelligence and executive functioning. The global sample consisted of 61 schoolchildren of both gender, aged between six and eleven, enrolled in the Municipal School of Elementary School, in schools located in the city of Curitiba that present a modality of integral education. For the analyzes of cognitive performance, with the global sample, data from 61 children were used, and, for sleep analysis, data from 34 children. This difference between the number of subjects for each of the analyses is due to data losses caused by incorrect use of the instrument and instrument failures. Subsequently, the sub-sample, composed only of students who participated in cognitive assessments and obtained valid data of the actimetry (n = 34), was divided into two groups: group of students prematurely born (n = 14) and group of students born at full-term (n= 20). The following were used as a protocol: a) screening questionnaire, b) sleep diary, c) The Raven's Colored Progressive Matrices Test, d) Attention by Cancelling Test, f) Trail Making Test and f) actigraph. The results initially showed that there is no significant difference between the groups of preterm and full-term children when compared with the cognitive performance and the variables of the sleep analyzed in the present study, since when compared through the statistical test for two independent Mann-Whitney samples, a p> 0.05 was obtained in all operations. Later, when observed possible correlations between the analyzed variables of sleep, cognitive performance and preterm and full-term children, the existence of a weak relation or association between the variables can be considered, since the values of (r) obtained are distant of +1 and -1, which is corroborated by the fact that values of (p) obtained are greater than 0.05, thus evidencing inconclusively the significance of the association of observed variables. However, a decrease in sleep duration was observed in relation to that recommended by the National Sleep Fundation (NSF) in both groups, with an average time of 08:49:36 for preterm schoolchildren, and an average time of 08:43:48 for the full-term schoolchildren. In conclusion, researchers should focus on future research in order to problematize, discuss and deepen techniques and instruments used to evaluate sleep, correlating them to cognitive performance, to prevent problems and to improve children's quality of life. Keywords: Circadian rhythm. Actigraphy. Cognition. Executive function. Gestational age.pt_BR
dc.format.extent106 p. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRitmos circadianospt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectDisturbios do sono nas criançaspt_BR
dc.subjectMaturidade fetalpt_BR
dc.subjectCogniçao - Psicologiapt_BR
dc.titleAssociação entre sono e desempenho cognitivo em escolares nascidos pré-termo e a termopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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