Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorScarinci, Silvana Ruffier, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorPereira, Sidiney Gomes, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-26T15:12:54Z
dc.date.available2021-11-26T15:12:54Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57254
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Silvana Ruffier Scarincipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 28/06/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho, sob a ótica dos estudos hermenêuticos da musicologia histórica, busca comparar os gêneros Tragédie en Musique e Cantate Françoise, suas confluências (ou não), as estruturas poéticas e função musical, didática e social dentro da corte e lares da aristocracia francesa. Sob a luz das teorias advindas de Aristóteles, Boileau e Corneille e o respeito à historicidade dos fatos, a proposta aqui se dá em estudar duas peças homônimas de Marin Marais e Michel Pignolet de Montéclair, cujo título está focado nos nobres personagens Ariane e Bacchus. Analisaremos os enredos (mitos), as estruturas e as progressões das cenas, com respaldo, quando possível em outros trabalhos similares. Baseado no entendimento da construção da tragédie en musique, poderemos então compreender melhor a Cantate Françoise, gênero este que teve um recente ressurgimento devido aos esforços de pesquisadores e performers da música barroca francesa. Palavras-chave: Tragédie en musique, Cantate Françoise, Marin Marais, Michel Pignolet de Montéclair, Ariane, Bacchus.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work, from the perspective of the hermeneutic studies of historical musicology, intend to compare the genres Tragédie en Musique and Cantate Françoise, their confluences (or not), poetic structures and musical, didactic and social functions within the court and homes of the French aristocracy. In the light of the theories of Aristotle, Boileau and Corneille and the respect for the historicity of the facts, the proposition here is to study two homonymous pieces by Marin Marais and Michel Pignolet de Montéclair, whose title is focused on the noble characters Ariane and Bacchus. We will analyze the scenarios (myths), the structures and the progressions of the scenes, with backing, when possible in other similar works. Based on the understanding of the construction of tragédie en musique, we will be able to understand the Cantate Françoise, genre that made a recente revival to by the hands of researchers and performers of French baroque music. Keywords: Tragédie en musique, Cantate Françoise, Marin Marais, Michel Pignolet de Montéclair, Ariane, Bacchus.pt_BR
dc.format.extent130 p. : il., música.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMontéclair, Michel Pignolet de, 1667-1737pt_BR
dc.subjectMarais, Marin, 1656-1728pt_BR
dc.titleConfluências entre as Ariane et Bacchus de Marin Marais e Montéclair : um estudo comparativo entre a Tragédie en Musique e Cantate Françoisept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples