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dc.contributor.otherLamour, Marcelo Renato, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Oceanografiapt_BR
dc.creatorMildemberger, Danilopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-28T20:59:15Z
dc.date.available2023-11-28T20:59:15Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/57182
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Centro de Estudos do Mar, Curso de graduação em Oceanografia.pt_BR
dc.description.abstractPartículas sedimentares entram em movimento quando o atrito gerado pelas correntes sobre o leito excede a força gravitacional responsável pela manutenção dorepouso dos grãos sedimentares. Nesse sentido, os sedimentos movimentados por essa mecânica apresentam uma dinâmica bastante complexa, que é responsável, em ambientes estuarinos, pela exportação/importação de partículas que regem a posição da costa e controlam as modificações da batimetria. O objetivo deste trabalho foi estimar a capacidade de transporte de sedimentos por carga de fundo em uma seção transversal da desembocadura sul do Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP), a partir de dados hidrodinâmicos e sedimentológicos, a fim de auxiliar nos estudos de dinâmica costeira da região. Os dados de correntes foram obtidos com um equipamento ADP, em ciclos de maré de sizígia e quadratura. Estes dados, somados às cartas batimétricas, possibilitaram a segmentação da seção em três setores: Ponta do Poço (PP; -24m), Canal Navegável (CN; -15m) e Ilha do Mel (IM; -7m). As taxas de transporte sedimentar efetivas foram obtidas através de submersão de armadilha de sedimentos (Helley-Smith), que foi fundeada em cada um dos setores distribuídos ao longo da seção, durante as marés de quadratura e de sizígia. A partir dos dados de correntes e de batimetria, foram calculadas as taxas teóricas de transporte para cada setor analisado, de acordo com equações descritas na literatura. Estas taxas foram comparadas aos resultados obtidos em trabalho prévio na mesma área de estudo, a fim de validar os resultados e encontrar incoerências. As equações se mostraram representativas apenas durante o período de maré vazante, enquanto durante a enchente, as taxas foram subestimadas em relação ao transporte efetivo. As formas de fundo estimadas variaram de acordo com a profundidade da seção, com as maiores feições determinadas para áreas mais profundas. Com exceção do setor IM, que apresentou taxas maiores, as taxas teóricas e efetivas encontradas neste trabalho foram comparáveis aos resultados prévios. Ambos trabalhos verificaram a predominância de exportação de material pela desembocadura, entretanto, a área fonte deste material não foi identificada, sendo necessário levantamentos da geomorfologia da desembocadura e suas áreas adjacentes.pt_BR
dc.format.extent46f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDinamica costeirapt_BR
dc.subjectBatimetriapt_BR
dc.subjectSedimentologiapt_BR
dc.titleCaracterização do transporte sedimentar por carga de fundo na desembocadura sul do complexo estuarino de Paranaguá, PRpt_BR
dc.typeTCC Graduaçãopt_BR


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