Êxito dos sistemas de informações contábeis : análise dos fatores críticos de sucesso e insucesso
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Data
2018Autor
Antonelli, Ricardo Adriano, 1981-
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Resumo: Muito embora seja intensa a utilização da tecnologia da informação pelas organizações, nem sempre os benefícios tecnológicos esperados são alcançados. Neste contexto, muitos pesquisadores vêm buscando melhor compreensão na identificação dos fatores de sucesso ou insucesso no emprego de sistemas de informação. Especificamente na área contábil, os profissionais contábeis se utilizam essencialmente dos Sistemas de Informações Contábeis (SIC) para gerar informações confiáveis aos diversos stakeholders. Diante do exposto, esta pesquisa pretende investigar os fatores críticos que influenciam no êxito dos SIC nas Empresas Prestadoras de Serviços Contábeis (EPSC) do Brasil. O estudo é relevante primeiramente pelo fato da literatura não disponibilizar um modelo específico à realidade dos SIC utilizados em EPSC. Partindo-se da bibliografia pesquisada, detectou-se apenas quatro estudos que avaliam o sucesso de SIC, todavia não têm foco na realidade das EPSC além de se utilizarem de modelos parciais de avaliação do êxito. Por segundo, a relevância do estudo deve-se a não se considerar apenas fatores críticos de sucesso dos SIC, mas os de insucesso, o que é escasso na literatura contemporânea, não obstante sejam de extrema importância para avaliação de sucesso de um sistema. Por meio da análise dos modelos de avaliação de sistemas de informação existentes na literatura, propôs-se um modelo teórico de 11 fatores críticos. Com isso, para concepção do instrumento de coleta de dados da amostra dos usuários de SIC das EPSC, utilizou-se do Método Delphi em duas rodadas com 30 especialistas. Na primeira rodada, os especialistas sugeriram 73 variáveis críticas de sucesso e insucesso para representação dos 11 fatores do modelo teórico. Já na segunda rodada, diante das 73 variáveis indicadas e das 220 variáveis sugeridas pela literatura, requisitou-se aos especialistas a indicação da importância de tais variáveis, resultando em 74 variáveis. Com as variáveis mais expressivas, e questões concebidas para caracterização do respondente, do SIC e da EPSC, iniciou-se a coleta de dados a nível de Brasil, obtendo-se um retorno de 530 respostas completas. Assim, a análise dos dados iniciou-se com a aplicação da análise de equações estruturais, culminando com o modelo validado para medir o êxito dos SIC utilizados pelas EPSC brasileiras, composto de oito fatores críticos de 68 variáveis, o qual explica 68,0% da variabilidade do fator efeito, no caso, os "Benefícios Líquidos". Adicionalmente, foram comparadas as características da amostra com a avaliação dos oito fatores do modelo. Diante dos achados, algumas das conclusões podem ser indicadas: (i) os SIC possuem particularidades que fortificam a necessidade de um modelo específico para sua avaliação; (ii) constatou-se que o fator "QualidadeS_Satisfação_F2" tem importante potencial de explicação do fator efeito [34,7%]; (iii) o fator "Acessórias_F6" demonstrou ter papel importante na explicação do êxito dos SIC, com 24,9%; (iv) a indicação de variáveis representativas para os constructos teóricos "Qualidade da Informação" e "Qualidade do Serviço" contribuem para a lacuna existente na literatura; (v) comprovou-se a importância das pesquisas que avaliam o êxito dos sistemas de informação considerarem os aspectos sociais, organizações, bem como os fatores de insucesso; e (vi) comprovou-se a relação do êxito dos SIC com a qualidade das informações contábeis. Como principais limitações da pesquisa, tem-se: (i) a porcentagem de explicação do fator efeito; (ii) a predominância das respostas da região Sul e a (iii) limitação temporal. Como indicação de futuras pesquisas, sugere-se especialmente a detecção de novas variáveis e/ou fatores para aumentar o poder de explicação do fator efeito. Palavras-chave: Sistemas de Informações Contábeis, Fatores Críticos, Êxito, Empresas Prestadoras de Serviços Contábeis. Abstract: Although the information technology use by organizations is intense, the expected technological benefits are not always achieved. In this context, many researchers have sought to better comprehension in the identification of success or failure factors in the use of information systems. Specifically in the accounting area, accounting professionals essentially use Accounting Information Systems (SIC) to generate reliable information for various stakeholders. Given above, this research intends to investigate the critical factors that influence the success of SIC in Brazil's Accounting Services Providers Companies (EPSC). The study is relevant primarily because the literature does not provide a specific model for the reality of SICs used in EPSC. Based on the researched literature, only four studies evaluating the success of SIC were detected, however, they have no focus on the reality of the EPSCs, besides using partial models of success evaluation. Accordingly, the relevance of the study it is necessary not to consider only critical success factors of SIC, but those of failure, which is scarce in the contemporary literature, are very damaging although they are extremely important for evaluating the success of a system. By analyzing the evaluation models of information systems in the literature, a theoretical model of 11 critical factors was proposed. Thus, the Delphi method was used in two rounds with 30 specialists to design the data collection instrument of the SIC users of the EPSC. In the first round, experts suggested 73 critical variables of success and failure to represent the 11 factors of the theoretical model. Already in the second round, in front of the 73 indicated variables and 220 variables suggested in the literature, experts were asked to indicate the importance of such variables, resulting in 74 more important variables. With the most expressive and assertive variables designed to characterize the respondent, SIC and EPSC, data collection was started in Brazil, obtaining a return of 530 complete responses. Thus, the analysis of the data began with the application of the structural equations analysis, culminating with the validated model to measure the success of the SICs used by the Brazilian EPSC, composed of eight critical factors and 68 variables, which explains 68.0% of the variability of the effect factor, in this case, the "Net Benefits". In addition, the characteristics of the sample were compared to the evaluation of the eight factors of the model. Considering the findings, some of the conclusions can be indicated: (i) SICs have particularities that strengthen the need of a specific model for their evaluation; (ii) it was verified that the factor "QualitySatisfaction_F2" has an important potential of explanation of the effect factor [34,7%]; (iii) the "Acessories_F6" factor has been shown to play an important role in explaining the success of SICs, with 24.9%; (iv) the indication of representative variables for the theoretical constructs "Quality of Information" and "Quality of Service" contribute to the existing gap in the literature; (v) the importance of research that evaluates the success of information systems has been considered social aspects, organizations, as well as factors of failure; and (vi) the relationship between the success of SICs and the quality of accounting information was verified. The main limitations of the research are: (i) the percentage of explanation of the factor; (ii) the predominance of Southern region responses and (iii) temporal limitation. As an indication of future research, it is especially suggested to detect new variables and / or factors to increase the explanatory power of the effect factor. Key words: Accounting Information Systems, Critical Factors, Success, Accounting Services Providers Companies.
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