• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Biológicas
    • Genética para professores do ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Biológicas
    • Genética para professores do ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Interferência da compreensão dos mecanismos que alteram o DNA, no cotidiano de alunos do Ensino Médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ROBERTO CARLOS.pdf (336.4Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Carlos, Roberto
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Mutações são alteraçõesque ocorrem no material genético e podem tervárias origens possíveis, como a exposição a radiações Ultra Violetae Raios X, uso de substâncias químicascomo remédios, exposição ao calor, alimentos com conservantes,estabilizantes, entre outroselementos mutágenos, possibilitando consequências danosas ao organismo portador delas. Como objetivo principal neste trabalho, demonstrar aos educandos que os hábitos modernos que temos podem viabilizar em algumas vezes, situações não muito benéficas ao organismo, pois muitas das substâncias indexadas aos alimentos que utilizamos, são desencadeadoras deprocessos que alteram ou causam distúrbios no DNA, que poderão até não ser efetivados fenotipicamente, devido a mecanismos que possuímos que eleiminam muitas destas alterações, que em outroo efeito é deletério, e o distúrbio efetivado codifica ainda a mesma informação do aminoácido, mas que em alguns casos, podem ser danosos. Ainda, conscientizar os jovens da necessidade de mudanças de hábitos que temos, caracterizando que aquilo que nos apropriamos de forma fácil e rápidana alimentação principalmente, em muitos casos, não éassim tão benéfico como imaginamos.Também, contextualizar sobre que algumas alterações que ocorrem, casos raros, o efeito não se efetiva como problema, e pode ser até vantajoso. O tema abordado faz parte do contexto que deve ser trabalhado com alunos do terceiro ano secundário, e assim sendo, buscou-se demonstrar na desenvolturade cada um, como alimentação e uso de elementos que alteram as informações genéticaspodemestar intensificando isso no cotidiano. Os dados foram construídos através de entrevistas aplicadas em duas turmas que totalizou 53 alunos, os quais foram analisados com auxílio de gráficos, quepermitiram concluir que o jovem é propenso a fazer mudanças, quando é convencido da necessidade delas. Também, que as informações corretas deveriam ser mais presentes nos meios multimídia, como televisão, Internet, revistas, outros, pois estes são extremamente utilizados por grande parte da população, e através deles, as pessoas tomam a maior parte das decisões que têm, direcionadas pelo tipo de informações que recebem. Por isso mesmo, se as informações contidas nestes meios não forem verdadeiras e corretas, ou omitirem fatos, estaráconturbando ainda mais o meio social.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56434
    Collections
    • Genética para professores do ensino médio [133]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV