Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDudeque, Norton, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Rafael Lopes dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-10T18:09:29Z
dc.date.available2022-05-10T18:09:29Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56203
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Norton Eloy Dudequept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 11/04/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.98-101pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa consiste na análise musical das peças Variations pour Guitare (1970) e Central Guitar (1973), de Egberto Gismonti, por meio da intertextualidade. Paralelamente à análise, busca-se compreender o contexto musical e social no qual o compositor estava inserido na primeira metade da década de 1970, assim como, de que forma o meio contribuiu para a construção deste repertório. Além da alusão a figurações da música brasileira, investiga-se possíveis influências de elementos motívicos, citações, paródias, paráfrases e idiomatismos de compositores do século XX. A metodologia utilizada está apoiada na análise das partituras, audição de gravações das peças, artigos publicados na internet e entrevistas concedidas por Gismonti. A análise musical é desenvolvida com base na associação da intertextualidade com conceitos da teoria dos gestos, tópicas e contornos musicais. Palavras-chave: Egberto Gismonti. Análise Musical. Variations pour Guitare. Central Guitar. Intertextualidade na música.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research consists of a musical analysis of Egberto Gismonti's Variations pour Guitare and Central Guitar, through intertextuality. Furthermore, it is sought to understand the musical and social context in which the composer was living in the first half of the 1970s, as well as how these factors contributed to the construction of this repertoire. In addition to the reference to Brazilian music, we observe possible influences of motivic elements, citations, parodies, paraphrases and idioms of composers of twentieth century. The methodology used is based on the analysis of scores, listening to the recordings of pieces, articles published on the internet and interviews given by Gismonti. The musical analysis developed is based on the association of intertextuality with concepts of the theory of gestures, topics and musical contour. Keywords: Egberto Gismonti. Musical analysis. Variations pour Guitare. Central Guitar. Intertextuality in music.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMusica - Analise, apreciaçãopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectGismonti, Egberto, 1947-pt_BR
dc.titleIntertextualidades em Variations pour guitare e Central guitar, de Egberto Gismontipt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples