Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFrazão, Jéssica Pereirapt_BR
dc.contributor.otherRibeiro, Regiane Regina, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-11-26T18:33:48Z
dc.date.available2021-11-26T18:33:48Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/56024
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Regiane Ribeiropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 09/04/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.154-163pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta pesquisa é analisar como o diretor alemão Werner Herzog utiliza a performance para compor sua mise-en-scène documentária, enfatizando a relação Homem-Natureza para construir momentos sublimes em sua narrativa, aos quais ele denomina de Verdade Extática (Ekstatische Wahrheit). Dentro da ampla filmografia documentária do diretor, escolhemos os documentários O Grande Êxtase do Entalhador Steiner (1974) e Gasherbrum - A montanha luminosa (1984), pois em ambos os protagonistas praticam esportes de aventura nos quais é possível perceber a potencialidade do risco pelo movimento do corpo em ação, uma composição performática significativa na narrativa herzoguiana. Por esta ótica, este trabalho divide-se em quatro partes. A primeira delas procura contextualizar a figura de Werner Herzog e estabelecer inferências que podem ter influenciado na construção do seu cinema de autor (Autorenkino). Na segunda parte, aprofundamos a discussão sobre o que vem a ser o conceito de Verdade Extática, vinculando-o ao debate teórico do cinema documentário sobre verdade e realismo. A terceira parte se dedica ao âmbito da performance, principalmente (mas não apenas) pelo viés de Erving Goffman (1967; 1971), uma vez que partimos da hipótese de que o elemento performático constitui o eixo estruturante da Verdade Extática. Por fim, a quarta parte se refere à análise das obras selecionadas, trabalhadas metodologicamente pelo âmbito da análise fílmica da imagem e do som (cinematográfica) de Aumont e Marie (2004). Nesta última etapa, partimos de três grandes pilares: paisagens fílmicas, banda sonora e corporeidades. Nossos resultados sugerem que as paisagens fílmicas em Herzog configuram um lugar desterritorializado e anti-referencial de estética romântica, dependendo, então, da capacidade prévia de subjetividade do espectador; já a banda sonora aponta principalmente para a estratégia retórica, interacional e autorreflexiva utilizada pelo cineasta para corroborar com a performance do ator social antes da execução, em que atos emocionais como admiração, humanidade e fragilidade são expostos; finalmente, as corporeidades em cena, essência máxima da ação performática, representam imageticamente, via emersão, o "ir para fora de si mesmo", determinador das experiências de sublimidade a partir do êxtase. Nas referidas categorias, o diretor faz constante uso de ensaio, repetição e autorreflexão para criar um processo de estilização, culminando no contexto em que seus personagens, em convergência com o entrecruzamento Homem/Natureza, podem atingir o clímax dos seus documentários, a Verdade Extática. Palavras-chave: Werner Herzog. Verdade Extática. Performance. Cinema Documentário. Cinema de Autor.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to analyse how the German director Werner Herzog uses performance to compose his documentary mise-en-scène, emphasizing the Man- Nature relationship to build sublime moments in his narrative, which he calls Ecstatic Truth (Ekstatische Wahrheit). Within the director's extensive documentary film set, we chose the documentaries The Great Ecstasy of Woodcarver Steiner (1974) and The Dark Glow of the Mountains (1984) since both refer to protagonists practicing extreme sports, in which the potentiality of risk by body movement in action means a significant performative composition in the Herzoguian narrative. From this perspective, this work is divided into four parts. The first one seeks to contextualize the figure of Werner Herzog and establish inferences that may have influenced the construction of his authorial cinema (Autorenkino). In the second part, we discuss the meaning of Ecstatic Truth, linking it to the theoretical debate about truth and realism in the documentary cinema. The third part deals with the concept of performance, mainly (but not only) by the bias of Erving Goffman (1967, 1971), since we assume that the performative element constitutes the central idea of Ecstatic Truth. Finally, the fourth part focuses on the selected films by using the picture and sound approach (iconic analysis) systematized by Aumont and Marie (2004). In this part, we take into account three big pillars: filmic landscapes, soundtrack and corporeities. Our results suggest that Herzog's filmic landscapes represent a deterritorialized and anti-referential zone, adopting romantic aesthetics and depending on the spectator's previous capacity of subjectivity; the soundtrack shows mainly the rhetorical, interactional and self-reflexive strategy operated by the filmmaker, supporting the social actor's performance by exposing emotional acts as admiration, humanity and fragility; finally, the staged corporeities, the essence of a performative action, represent, through emersion, the motto "to step outside oneself", determining the experiences of sublimity via ecstasy. Through the set of the categories analysed in this Thesis, Herzog makes uses of continuous rehearsal, repetition and self-reflection to create a process of stylization that culminates in designing an aimed context where his characters, in convergence with the intersection Man/Nature, can reach the climax of his documentaries, the Ecstatic Truth. Keywords: Werner Herzog. Ecstatic Truth. Performance. Documentary Film. Authorial Cinema.pt_BR
dc.format.extent173 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDocumentário cinematográficopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectHerzog, Werner, 1942-pt_BR
dc.subjectCinema - Performancept_BR
dc.subjectCinema de autorpt_BR
dc.titleWhere reality is : a performance da autenticidade no cinema documentário de Werner Herzogpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples