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dc.contributor.advisorFreitas, Maria do Carmo Duarte, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorSouza, Taiane dept_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T15:10:38Z
dc.date.available2024-03-01T15:10:38Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55232
dc.descriptionOrientador : Maria do Carmo Duarte Freitaspt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O Estatuto do Idoso, afirma que este tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade. Cabe ao estado criar oportunidades de acesso do idoso à educação, adequando currículos, metodologias e material didático destinados aos programas educacionais a eles destinados, sendo que os cursos especiais para idosos devem incluir conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, para sua integração à vida moderna. O idoso participou de uma geração que nasceu e foi educada em uma época em que o tempo transcorria em outra velocidade. As dificuldades em lidar com os avanços tecnológicos, até mesmo em questões como eletrodomésticos, celulares, os caixas eletrônicos instalados nos bancos evidenciam o afastamento e dificultam a socialização, comunicação e interação dos idosos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem de e-inclusão da Terceira Idade na Universidade Federal do Paraná. Os idosos têm dificuldades em lidar com os avanços tecnológicos, fato que motivou o projeto de Extensão do Grupo de Pesquisa em Ciência Informação e Tecnologia com foco na sua Inclusão Digital, que já está na sua quinta versão, porém nenhuma pesquisa havia sido desenvolvida a partir dos dados coletados desse projeto, para analisar o perfil dos idosos e mostrar a importância do desenvolvimento do projeto. A pesquisa tem como procedimento metodológico pesquisa-ação, de natureza aplicada, procedimentos quanti-qualitativo com diferentes etapas, sendo elas: revisão de literatura, elaboração de um instrumento de conhecimentos prévios e outro de avaliação de aprendizado a cada curso, aplicação e tabulação dos dados, análise dos resultados, entrevista com monitores e, finalmente apresentação dos resultados. A expectativa é estimular o desenvolvimento de competências tecnológicas entre os participantes com ações educativas sobre as mídias e recursos disponíveis na internet. Além disso, a formação promove meios para que eles se apropriem das tecnologias para usufruto pessoal e social, de modo que a melhoria das condições de vida com o uso adequado da tecnologia. Acrescenta-se que durante a formação presencial já começa a sua inserção em uma rede social, permitindo que tomem conhecimentos que possibilitam continuar seu processo de educação a distância.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInclusão digital - Idosospt_BR
dc.titleProcesso de formação e inclusão digital na terceira idadept_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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