Armazenagem e compartilhamento de dados e informações na Universidade Federal do Paraná
Resumo
Resumo : Respondeu-se a questão de como armazenar e compartilhar dados e informações em uma organização pública de forma segura, eficaz e em acordo com a legislação vigente. A demanda por educação de qualidade exige a implantação do maior número possível de ferramentas e práticas de gestão da informação para atender às necessidades e expectativas do mercado educacional. A importância dos dados é cada vez maior, visto que são um ativo valioso, oneroso e trabalhoso de se administrar, que requerem atenção para atributos como disponibilidade, confidencialidade, integridade e autenticidade. Além das questões técnicas e processuais, existem ainda as normas de legislação a serem seguidas, e no caso específico das instituições federais, o decreto Nº 8.135 de 4 de novembro de 2013 acrescenta a necessidade de utilizar somente meios do governo para o trâmite de dados e informações. No caso específico da UFPR, por falta de planejamento, não havia um sistema centralizado de compartilhamento de arquivos, e sua ausência dificultava a troca de informações digitais através da Instituição, visto que sistemas descentralizados são mais trabalhosos de serem administrados, tem maior dificuldade de atender requisitos de acessibilidade, e geram mais problemas técnicos. Um sistema centralizado de compartilhamento de arquivos traz melhor acessibilidade ao utilizar login unificado, oferece maior confiabilidade e segurança e menor custo operacional ao unificar tarefas em um único serviço. O método de pesquisa englobou a caracterização de um ambiente de pesquisa, descrição das práticas e políticas de compartilhamento de dados e informação existentes, identificação das necessidades e competências informacionais dos usuários. Procedeu-se à pesquisa bibliográfica, pesquisa experimental e o estudo do caso para então se propor uma solução baseada nos princípios e conhecimentos de gestão da informação e em acordo com as normas e legislações vigentes. Atingiu-se os objetivos estabelecidos, utilizando conceitos de gestão de informação, tecnologia da informação e comunicação, segurança da informação, normatização e legislação, proporcionando aumento na velocidade de acesso, ganho de segurança física (redundância), lógica (políticas de acesso bem estabelecidas) e legal (notoriamente no que diz respeito ao decreto 8135/2013), além da possibilidade de recuperar informações erroneamente apagadas (a partir de cópias de segurança).
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- Gestão da Informação [582]