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dc.contributor.advisorMenezes, Glauco Gomes de, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorLuz, Sandro Fabiano dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-07-19T18:47:06Z
dc.date.available2018-07-19T18:47:06Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/55001
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Glauco Gomes de Menezespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa : Curitiba, 18/12/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A utilização de Tecnologias de Informação de Comunicação (TIC) e informações oriundas de ferramentas de Learning Analytics estão à disposição de professores e instituições. Esta pesquisa quase-experimental, utiliza-se de metodologias e ferramentas de Learning Analytics e TIC, com o objetivo de observar os diferentes padrões de aprendizagem de dois grupos de educandos do Ensino Superior. Buscouse analisar a utilização das TIC e avaliar a sua eficácia, tanto como auxílio ao processo ensino-aprendizagem, como para o planejamento pedagógico realizado pelo professor. Para isso, foram analisados dois grupos de alunos. Os grupos foram selecionados e obtiveram acesso a uma mesma disciplina, preparada na modalidade mista, onde parte foi lecionada de forma presencial e grande parte de forma on-line. Para ambos os grupos, foram aplicadas as mesmas provas, atividades e conteúdo pedagógico, via plataforma Moodle, porém o grupo experimental, obteve a possibilidade de utilização de interação por meio de TIC entre os alunos e o aproveitamento de informações oriundas de ferramentas de Learning Analytics pelo professor ao longo do curso. A intencionalidade foi diagnosticar a efetividade das tecnologias educacionais e estratégias didáticas selecionadas. Diante do exposto, entende-se que esta pesquisa venha a contribuir com a geração de informações estratégicas para a organização do trabalho pedagógico na IES e assim, propor metodologias e recursos didáticos enquanto o curso ainda estava em andamento. A seleção de tecnologias se valeu do relatório Horizon Report 2016 Higher Education e também a sua aderência a uma metodologia que contemplasse a complexidade. Os resultados indicam que o grupo experimental obteve maior número de alunos aprovados, menor evasão e mais acessos na plataforma Moodle. A estratégia adotada foi a distribuição de emblemas atrelada ao desempenho nas notas, após a análise do estilo de aprendizagem da turma. O grupo experimental alcançou uma taxa de aprovação 20% maior que o grupo de controle. Foi possível quantificar a mobilização dos alunos do grupo experimental por meio de postagens em fanpages criadas para o estudo. Quanto ao número de logins à plataforma, verificou-se que o grupo experimental, obteve um número médio de 15 sessões por aluno, enquanto o grupo de controle obteve um número médio de 8,5 sessões por aluno durante o curso. No quesito evasão, o grupo experimental apresentou uma evasão de 33%, enquanto o grupo de controle obteve uma evasão de 50% dos alunos. Pode-se concluir que o grupo experimental, que obteve acesso às TIC e informações de Learning Analytics, apresentou menor evasão e melhor rendimento no quesito notas nas provas on-line que o grupo de controle, indicando que a utilização deste tipo de ferramenta no ambiente escolar, maximiza o processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação. Learning Analytics. Teoria do Pensamento Complexo. Ensino Superior. Educação a Distância.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The use of Information and Communication Technologies (ICT) and the information from Learning Analytics tools are available to teachers and institutions. This quasiexperimental research uses Learning Analytics and ICT methodologies and tools, in order to observe the different learning patterns of two groups from Higher Education students. The intention is to test the use of technologies and evaluate their effectiveness as an aid for the teaching learning process as well as for the pedagogical planning carried out by the teacher. For this, two groups of students were analysed. The groups were selected and obtained access to the same discipline prepared in the mixed mode where part of it was taught in person and part of it was online. For both groups, the same tests, activities and pedagogical content were applied through the Moodle platform, but the experimental group obtained the possibility of using ICT interaction among the students and the teachers could use the information from Learning Analytics tools during the course. The intention is to diagnose the effectiveness of the selected educational technologies and didactic strategies. This research will contribute to the generation of strategic information for the organization of the pedagogical work in the IES and thus, to propose methodologies and didactic resources while the course was still in progress. After using the technologies, it was possible to propose methodologies and didactic resources. The selection of technologies relied on the Higher Education Horizon Report 2016 and also its adherence to a methodology that contemplated complexity. The results indicate that the experimental group obtained a higher number of approved students and a lower school evasion and more accesses to the Moodle platform. The adopted strategy was the distribution of badges linked to the grades performance, after analysing the class learning style. The experimental group achieved a 20% higher approval rate than the control group. It was possible to quantify the mobilization of the students from the experimental group through their posts in fanpages created for the study. As for the number of logins in the platform, the experimental group obtained an average number of 15 sessions per student, while the control group obtained an average number of 8.5 sessions per student during the course. In the school evasion, the experimental group showed a dropout of 33%, while the control group obtained a dropout of 50% of the students. It is concluded that the experimental group, which obtained access to ICT and information from Learning Analytics, presented lower evasion and better performance in terms of grades in online tests than the control group, indicating that the use of this type of tool in the environment maximizes the teaching-learning process. Keywords: Information and Communication Technologies. Learning Analytics. Theory of Complex Thought. Higher Education. Distance Education.pt_BR
dc.format.extent147 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectCiencia da informaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino a distancia - Universidades e faculdadespt_BR
dc.titleMensuração da aprendizagem por meio de ferramentas de Learning analytics no ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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