dc.contributor.advisor | Cervi, Emerson Urizzi, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.author | Nichols, Bruno Washington | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-26T18:23:07Z | |
dc.date.available | 2021-11-26T18:23:07Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54896 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Emerson Urizzi Cervi | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 09/03/2018 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente dissertação analisa a reflexividade no debate online mencionando os
candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) na eleição presidencial
de 2014 nas fanpages dos jornais Folha de S. Paulo (FSP), O Globo (OG) e
Estado de São Paulo (ESP). O foco dessa pesquisa está direcionado aos
comentários radicalizados, ou seja, aqueles em que foram encontrados
elementos negativos em relação a outros comentadores e/ou publicações. A
metodologia empregada é a Análise de Conteúdo de 79.671 comentários, em
período que compreendeu toda a campanha eleitoral, entre 01/07/2014 a
28/10/2014. A pergunta de pesquisa que norteia esse estudo é: como foi a
distribuição dos comentários radicalizados nas fanpages dos três maiores jornais
do Brasil em relação a esses presidenciáveis na eleição de 2014?
Compreendendo o debate online como uma das formas de participação política,
as hipóteses levantadas são: i) os comentários radicalizados foram
majoritariamente direcionados à Dilma Rousseff; ii) houve um crescimento
proporcional dessa categoria reflexiva no segundo turno em relação ao primeiro,
bem como a radicalização aumentou proporcionalmente durante as semanas de
campanha. De forma geral, a análise dos dados permite a conclusão de que a
radicalização proporcional, em semanas, decresce ao longo do tempo em todas
as fanpages. Em outro sentido, O Globo é o único jornal no qual a radicalização
não decai ao longo dos turnos de campanha. Por fim, Dilma Rousseff foi a
candidata mais citada nos comentários radicalizados. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The thesis analyses the reflexivity in online debate regarding the candidates of
the Presidential Election of 2014, Aécio Neves (PSDB) and Dilma Rousseff (PT),
on fanpages of the following newspapers: Folha de S. Paulo, O Globo e Estado
de São Paulo. The focus of the research is on the radicalised bias of the
comments, in other words, those comments containing negative features related
to other commentators or posts. The method chosen to carry out the research is
the Content Analysis of 79.671 comments during the whole electoral campaign,
between 07/01/2014 and 10/28/2014. In this regard, the research question is:
how the radicalised comments regarding those running for President in 2014
were distributed on the fanpages of Brazil’s three biggest newspapers?
Considering the online debate as one kind of political participation, the raised
hypotheses are: i) the radicalised comments were mostly directed to Dilma
Rousseff; ii) there was a proportional growth of the reflexive category in the
second round in relation to the first and the radicalisation grew proportionally
across the campaign weeks. In general, the data analysis allows us to conclude
that the proportional radicalization decreases over the weeks in all the fanpages.
In another sense, O Globo is the only newspaper that the radicalization did not
decline in the course of the campaign. Finally, Dilma Rousseff was the most
mentioned candidate in radicalized comments. | pt_BR |
dc.format.extent | 135 p. : il., grafs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Participação politica - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Mídia social | pt_BR |
dc.subject | Política na internet - Discursos | pt_BR |
dc.subject | Eleições presidenciais - Brasil - 2014 | pt_BR |
dc.title | A Participação radicalizada relacionada a Aécio Neves e Dilma Rousseff nas fanpages de quality papers brasileiros em 2014 | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |