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dc.contributor.advisorDelazari, Luciene Stamato, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicaspt_BR
dc.creatorPicanço Junior, Péricles Luizpt_BR
dc.date.accessioned2024-05-03T13:13:01Z
dc.date.available2024-05-03T13:13:01Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54777
dc.descriptionOrientadora: Prfª Drª Luciene Stamato Delazaript_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas. Defesa : Curitiba, 19/12/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Cartografia e sistemas de informação geográficapt_BR
dc.description.abstractResumo: O avanço das tecnologias de informação e comunicação, tal como os microcomputadores, smartphones,a Internet e a WEB2.0, mudaram a maneira comose produz, dissemina e usa os produtos cartográficos. A partir disso,o uso da informação geográfica no dia-a-dia das pessoas foi intensificado, se tornando acessível e trouxe novas perspectivas de uso de mapas e sistemas de informaçõe sgeográficas. Uma delas é a criação de sistemas de informação geográfica voluntária (VGI) para o mapeamento e coleta de dados através de dispositivos móveis, diretamente pelos usuários finais, desenvolvendo interfaces voltados às necessidades desses usuários, trazendo uma usabilidade superior a esses sistemas. Contudo, uma parcela da população vem sendo sistematicamente negligenciada apesar de consumirem cada vez mais produtos e serviços de tecnologia. As pessoas analfabetas acima dos 15 anos de idade totalizaram no Brasil em 2015, cerca 12,85 milhões. No intuito de desenvolver uma aplicação de mapeamento voltada as necessidades de pessoas analfabetas,o grupo de pesquisa ExCiteS, da University College London,desenvolveu o sistema Sapelli, um exemplo de sistema VGI, que permite a usuários iletrados, na República do Congo, através de smartphones Android, coletarem informações geográficas associadas ao seu território e que influenciam seu meio de vida de subsistência e o desenvolvimento de suas relações sociais. No entanto, os usuários considerados originalmente no sistema Sapelli viviam em áreas isoladas do Congo e sofriam pouca ou nenhuma influência da sociedade letrada daquele País. Partindo deste contexto, foi desenvolvido o método de teste e investigação com o usuário para analisar a influência visual da sociedade letrada no uso da informação geográfica. Assim, analisando as componentes memorabilidade, eficiência e erros das interfaces de aplicação de mapeamento colaborativo, desenvolvidas com base no sistema Sapelli e adequada às necessidades dos usuários analfabetos ou com baixo letramento. Esse método partiu da hipótese que aspectos da inteligência visual espacial dessas pessoas são desenvolvida sob a influência da sociedade letrada na qual vivem e impactam no uso da informação geográfica. Os resultados obtidos através do trabalho com 56 participantes do projeto de educação de jovens e adultos em Curitiba, bem como dos 20 testes de usabilidade executados, subsidiaram a análise dos aspectos que permitem que pessoas analfabetas ou com baixo letramento consumam produtos e serviços voltados à sociedade letrada, bem como o uso apropriado de interfaces de aplicações de mapeamento com simbologia que possivelmente favorece o uso de outros produtos cartográficos. pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The information and communication technologies advancements, such asmicrocomputers, smartphones, the Internet and WEB2.0, have changed the waycartographic products are produced, disseminated and used. From this, the use ofgeographic information in people's daily lives has been intensified, becomingaccessible and bringing new perspectives to the use of maps and geographicinformation systems. One of them is the creation of voluntary geographic informationsystems (VGI) for the mapping and data collection through mobile devices, directly bythe final users, developing interfaces focused on the needs of these users, bringing asuperior usability to these systems. However,a portion of the population has beensystematically neglected despite consuming more and more technology products andservices. Illiterate people over 15 years of age totalled in Brazil in 2015, about 12.85million people. Inorder todevelopa mapping application focused on illiterate peopleneeds, the ExCiteS research group atUniversity College London has developed theSapelli System, an example ofa VGI system that allows illiterate users in the Republicof Congo, through Android smartphones, collect geographic information dataassociated with their territory and that influence their subsistence livelihood and thedevelopment of their social relationships. From this context, the user test andinvestigation method were developed to analyse the visual influence of societygeographic information. Thus, analysing the components memorability, efficiency anderrors of the collaborative mapping application interfaces, developed based on theSapelli system and adapted to the needs oftheilliterate or low literacy users. Thismethod started from the hypothesis that aspects of the visual-spatial intelligence ofthese people are developed under the influence of the literate society in which they liveand impact on the use of the geographic information. The results obtained throughwork with 56 participants in the youth and adult education project in Curitiba, as wellas the 20 usability tests carried out, supported the analysis of the aspects that allowilliterate or low literacy people to consume products and services aimed at society aswell as the appropriate use of mapping application interfaces with symbology thatpossibly favours the use of other cartographic products.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSistemas de informação geográficapt_BR
dc.subjectGeodesiapt_BR
dc.subjectMapeamento digitalpt_BR
dc.subjectCartografia - Processamento de dadospt_BR
dc.titleA influência dos estímulos visuais da sociedade letrada em pessoas analfabetas ou com baixo letramento no uso da informação geográficapt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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