dc.description.abstract | Resumo : O OBJETIVO do estudo intitulado SAÚDE SE APRENDE BRINCANDO foi aplicar a atividade lúdica para estimular hábitos alimentares saudáveis dentro do ambiente escolar. Trata-se de um projeto de intervenção implementada em duas turmas da pré escola da Escola municipal Nossa senhora do Carmo, em Santa Terezinha de Itaipu, no segundo semestre de 2015. A METODOLOGIA constituiu-se em um projeto de intervenção de cinco momentos: 1º Momento: Estimulando hábitos alimentares saudáveis, na qual foi proferida uma palestra seguida de uma roda de conversa e teve o objetivo de estimular os hábitos alimentares saudáveis na educação infantil. 2° Momento: Visita a Horta Orgânica Municipal, cujo o objetivo foi de incentivar e estimular a produção e consumo de verduras e legumes, através do
plantio de hortaliças em garrafas pet, realizou-se uma visita a Horta Orgânica Municipal. 3º Momento: Atividade lúdica na hora da refeição, na qual foi apresentado um teatro de fantoches, elaborado e coordenado pelos jovens rotarianos do município. 4º Momento: Ouvir histórias fascina e ensina, que despertou a imaginação nos alunos com a Oficina de Contação de Histórias. 5º Momento: A Educação Física na promoção de hábitos saudáveis, que buscou estimular o pleno desenvolvimento motor dos alunos da educação infantil através de atividades recreativas durante o recreio, tais como: Peteca, ovo na colher, pular corda, amarelinha, bambolês, centopeia e dança. Os RESULTADOS obtidos com a implementação do projeto foram à diminuição dos lanches industrializados entre os alunos, maior interesse dos responsáveis em conhecer o cardápio da merenda escolar, conscientização dos alunos sobre a importância de uma alimentação saudável e balanceada, mudança na forma de organização do recreio da escola com atividades lúdicas e brincadeiras dirigidas. CONCLUSÃO: o projeto implementado foi de grande relevância para a comunidade escolar, pois se iniciou um processo de sensibilização e mudança de hábitos, o qual demanda tempo para se consolidar. | pt_BR |