Oficinas de sexualidade em uma turma de quinto ano do ensino fundamental : possibilidades de aportes curriculares
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Data
2016Autor
Souza, Elyandra Caroline Alves de
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Resumo : O presente trabalho busca destacar a importância das oficinas de sexualidade dentro do currículo escolar do 5º ano do ensino fundamental, para a promoção da saúde do pré-adolescente. A pesquisa de intervenção e aplicação do projeto teve como sujeitos estudantes de duas turmas distintas de 5º ano da escola Municipal Lapa, situada na região leste do município de Curitiba. Uma das turmas participou das oficinas de sexualidade e a outra não, recebendo esta segunda, apenas o acompanhamento da professora de Ciências, no que se refere aos conteúdos presentes no currículo. Concluiu-se, com base nas avaliações aplicadas em ambos os grupos, que o grupo que esteve presente nas oficinas, obteve um desempenho a aproximadamente 1,0 maior do que a turma que não participou (grupo controle). Também se concluiu, através das percepções externadas pelos estudantes, que as oficinas se trataram de um valioso aporte didático no tratamento de temas como a sexualidade, pois se configuram como um espaço de confiança para a aprendizagem coletiva.