dc.contributor.advisor | Graziola Junior, Paulo Gaspar | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinheiro, Samaroni | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Bacharel em Informática e Cidadania | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-02-08T21:25:18Z | |
dc.date.available | 2018-02-08T21:25:18Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/53403 | |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Informática e Cidadania | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O uso efetivo do computador permite contribuir para um avanço qualitativo do processo de ensino e aprendizagem, como também para o resgate da autoestima dos alunos com deficiência visual. Uma sociedade que pretende avançar deverá estabelecer condições necessárias para o desenvolvimento pleno dos indivíduos cegos. Com as possibilidades advindas dos recursos tecnológicos, um novo perfil poderá ser delineado, considerando que a alfabetização e as ferramentas permitirão ao cego além da garantia dos seus direitos como cidadãos, apropriar-se do conhecimento dinâmico e atual | pt_BR |
dc.format.extent | 38 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Informática e cidadania - Litoral do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Monografias - Informática e cidadania | pt_BR |
dc.title | Apostila tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |