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dc.contributor.advisorMaceno, Marcell Mariano Corrêa, 1984-pt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Ronaldo Adrianopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Gestão de Suprimentospt_BR
dc.date.accessioned2020-05-28T00:15:26Z
dc.date.available2020-05-28T00:15:26Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51999
dc.descriptionOrientador : Profº Marcell M Corrêa Macenopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Gestão de Suprimentos.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O processo orçamentário pode ser um diferencial na forma de atuação e competição da empresa. Os esforços para prever receitas, gastos e demais movimentações estão atrelados ao planejamento da empresa, sendo uma ferramenta importante para que esta atinja seus objetivos, principalmente as micro e pequenas empresas, que são mais sensíveis a falta de recursos. Assim, este estudo de caso buscou avaliar a proposta de planejamento orçamentário de uma Instituição de Ensino Superior localizada no município de Curitiba-PR, no intuito de verificar o processo e os meios utilizados no orçamento de despesas com vistas nas compras do ano seguinte, referência 2015-2016. O modelo de planejamento orçamentário estudado possuía quatro fases, correspondendo ao planejamento inicial, planejamento por setor, levantamento de valores e valoração, tabulação e aprovação de orçamento. Após análise do modelo de planejamento orçamentário implementado na IES, foi possível concluir que esta instituição possui pouca mobilidade orçamentária, e pouco conhecimento dos gestores envolvidos, os quais são os responsáveis pelos centros de custo. Foi proposto que a IES deve iniciar o planejamento com três meses que antecedem o ciclo orçamentário, assim os gestores têm mais tempo hábil para prever os projetos que acontecerão no próximo período, que é de um ano.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The budget process can be a differential in the form of performance and competition of the company. Efforts to forecast revenues, expenses and other transactions are linked to the planning of the company, being an important tool for it reaches its goals, especially micro and small enterprises, which are more sensitive to lack of resources. This case study aimed to evaluate the proposed budget planning a higher education institution located in the city of Curitiba-PR, in order to verify the process and the means used in budget spending seen in the following year shopping, reference 2015-2016. The budget-planning model studied had four phases, corresponding to the initial planning, planning for industry, lifting values and evaluation, tabulation and budget approval. After analysis of the budget planning model implemented in IES, it was concluded that this institution has little mobility udget, and little knowledge of the managers involved, which are responsible for the cost centers. It was proposed that the HEI should start planning with three months before the budget cycle, so managers have more time for projects that predict will happen in the next period, which is one year.pt_BR
dc.format.extent20 f. : Tab.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectOrçamento - Planejamentopt_BR
dc.subjectOrçamento nas empresaspt_BR
dc.subjectEmpresas - Compraspt_BR
dc.titleAvaliação de planejamento orçamentário para as compras : estudo de caso de uma instituição de ensino superiorpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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