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dc.contributor.authorSchroeder, Mariza Fialkoskipt_BR
dc.contributor.otherPinto, Magda Nanuck de Godoy Holffling Ribaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-29T12:49:41Z
dc.date.available2019-01-29T12:49:41Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51711
dc.descriptionOrientadora : Profª MSc. Magda Nanuk G. H. Ribas Pintopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para professores do Ensino Fundamental e Médio, Coordenadoria de Integração de Política de Educação a Distância.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Promover a saúde e a prevenção de doenças por meio de estímulos a atitudes e comportamentos saudáveis relacionados aos estilos de vida, em especial, a alimentação saudável e a atividade física constitui-se um desafio frente a atual sociedade consumista e excludente em que vivemos. A presente intervenção objetivou promover a saúde dos escolares, avaliando peso e altura destes, levando-os a identificarem os benefícios da prática de uma alimentação saudável de forma a reduzir a desnutrição ou o sobrepeso. O presente projeto de intervenção foi elaborado para atender o requisito da conclusão de curso de Especialização em Saúde para Professores ofertados pela UFPR abordando a temática da alimentação saudável e atividade física nas escolas buscando-se a promoção da qualidade de vida. A intervenção foi realizada com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Homero Talevi Campos da cidade de Ventania-PR, a qual atende alunos do primeiro ao quinto ano com idade de seis a doze anos, sendo comum o aparecimento de doenças ocasionadas pela falta de nutrientes que podem provocar a obesidade e o baixo peso. Tendo em vista os benefícios de se adquirir hábitos saudáveis desde a infância, a implementação do projeto de intervenção estimulou o desenvolvimento de hábito saudáveis não somente durante a alimentação, mas também na importância de se participar das atividades físicas propostas na escola. Desta forma os alunos perceberam a riqueza de se participar das aulas de educação física, pois auxiliam na aprendizagem da prática desportiva. Através do cálculo do Índice de Massa Corporal os alunos puderam se analisar e perceberam que alguns deles se encontram fora do peso ideal, sendo como sobrepeso ou abaixo do peso ideal. Quanto aos casos de desnutrição, ou seja, alunos que se encontram abaixo do peso ideal, pode-se perceber que estes estão à margem desta sociedade tão excludente em que vivemos. Onde muitos destes não têm sequer uma moradia digna, quem diria uma alimentação adequada. Enfim, cabe destacar o interesse e a participação efetiva dos alunos durante a realização das atividades propostas. pois participaram ativamente de todas as atividades e ficavam sempre ansiosos a espera do próximo encontro. A cada encontro os laços eram renovados e o nível de interesse somente aumentava, oportunizando assim, o sucesso da presente intervenção. Frente a isto, professores e alunos puderam perceber a importância de se trabalhar com temáticas que envolvem o aluno ao processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent25 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectDesnutriçãopt_BR
dc.titlePromoção à saúde de escolarespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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