• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Engenharias
    • Engenharia da produção
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Engenharias
    • Engenharia da produção
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Laboratórios virtuais no ensino da engenharia : o EaD como realidade possível

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ADRIANA KOPEGINSKI.pdf (451.4Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Kopeginski, Adriana
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O fator primordial no ensino de qualquer curso de engenharia é a utilização de laboratórios, que, na maioria dos cursos, e por exigência dos órgãos da Educação, devem ser presenciais. Com o advento da internet e com os avanços tecnológicos, tem-se todas as condições de transformar laboratórios presenciais em laboratórios virtuais, possibilitando economia e ampliação do número de vagas de cursos de engenharia. A educação a distância já é uma realidade em todo o mundo, e no Brasil, no campo da Educação e das Ciências Sociais, começando a ampliar-se para outras áreas, como para a área de saúde, através do curso de Farmácia, inclusive com a adoção de laboratórios de práticas. O artigo realiza a discussão sobre a possibilidade da utilização do Ensino à Distância (EaD) no ensino superior de engenharia, incluindo a adoção de laboratórios virtuais. Realiza pesquisa conclusiva indicando que laboratórios desta natureza já existem, estes são apresentados e, não são impeditivos para a aprovação de cursos à distância. Conclui-se afirmando que o ensino da engenharia tem toda condição de ser ministrado por meio do sistema de Ensino à Distância (EaD) com a aplicação dos laboratórios virtuais.
     
    Abstract : The primary factor in the teaching of any engineering course is the use of laboratories, which, in most courses, and the requirement of Education bodies, should be face. With the advent of internet and with technological advances, it has all the conditions to transform classroom laboratories in virtual labs, enabling the economy and increasing the number of vacancies for engineering courses. Distance education is already a reality in the world and Brazil in the field of Education and Social Sciences, beginning to expand to other areas, such as for health, through the Pharmacy course, including the adoption practical labs. This article analyzes the discussion about the possibility of using distance learning in higher education of engineering, including the adoption of virtual labs. Performs conclusive research indicating that laboratories of this kind already exist, they are displayed, and are not hindering the adoption of distance learning courses. We conclude stating that the engineering education has every condition to be taught through the Distance Learning System (DL) with the application of virtual laboratories.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51255
    Collections
    • Engenharia da produção [102]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV