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dc.contributor.advisorGraziola Junior, Paulo Gaspar, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Licenciatura em Artespt_BR
dc.creatorScuoteguazza, Paula Goulart de Fariapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-27T17:25:46Z
dc.date.available2022-12-27T17:25:46Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50440
dc.descriptionOrientador: Paulo Gaspar Graziola Juniorpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Artespt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa de graduação visa primeiramente, o estudo teórico e prático acerca da manifestação popular do Cavalo Marinho presente na região da Zona da Mata de Pernambuco, localizado no Nordeste do Brasil. Como base para o estudo teórico, desenvolveu-se a análise de estudos referentes ao brincar, à cultura brincante, à educação formal e informal, ao saber da experiência, o corpo e a ludicidade. Este estudo, ocorreu por meio de diálogos entre pensadores, pesquisadores e brincantes. Posteriormente, buscou-se planejar a realização de uma oficina como base prática desta pesquisa. A qual teve como público alvo, crianças participantes do curso "Atelier Criando com Arte", inserido no projeto de extensão universitária "Conhecendo e Vivenciando com as Artes Visuais", do curso de Licenciatura em Artes, localizado no próprio núcleo de ensino, no município de Matinhos, no litoral do Paraná, Brasil. Esta oficina teve como foco, ampliar os horizontes referentes às brincadeiras populares brasileiras e a arte-educação. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender qual a percepção das crianças em relação à cultura brincante. Como percurso metodológico, a pesquisa foi realizada através de Estudo de Caso, entendendo a oficina temática como o caso a ser pesquisado. No contexto dessa pesquisa, o estudo de caso serviu como recorte metodológico e a pesquisa participante serviu como modo de interlocução entre os sujeitos. Buscou-se, através da compilação de dados qualitativos, analisar a realidade experienciada pelos participantes, através de Análise de Conteúdo. Como principais resultados, pode-se afirmar que houve uma interação por parte das crianças ao vivenciar o diálogo entre manifestação popular, cultura brincante e arte-educação. Estas percepções, detalhadas na análise final desta pesquisa, ocorreram pela disposição e interesse das crianças em compartilhar, em todo o processo criativo, seus sentimentos e ideias ao se envolverem com o contexto artístico e brincante, presentes nas oficinaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFolclore - Pernambucopt_BR
dc.subjectCultura popular - Folclorept_BR
dc.subjectPernambuco - Cultura popularpt_BR
dc.subjectFestas populares - Brasilpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.titleA percepção das crianças em relação à cultura brincante : uma experiência desenvolvida no projeto de extensão "conhecendo e vivenciando as artes visuais" da UFPR Setor Litoralpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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