A dança na educação infantil : vivências em uma escola pública
Resumo
Este estudo buscou compreender possibilidades do ensino da dança na educação infantil, num processo que se origina no repertório corporal do aluno, sem o desejo de ensinar um estilo de dança pré-estabelecido. A partir de pesquisas acerca dos elementos de movimento Tempo e Espaço, produzida por Rudolf Laban e desenvolvimento psicomotor infantil, além de leituras sobre a dança na escola, pretendeu-se desenvolver uma proposta de trabalho com a dança na educação infantil, especificamente com crianças com idade entre 4 e 5 anos. A proposta visava à aprendizagem dos elementos de movimento "tempo e espaço" através de uma dança que trabalhasse a espontaneidade das crianças, e permitisse a utilização de seu repertório corporal, incentivando a dança criativa. Foram planejados e desenvolvidos 10 encontros com 9 crianças da turma Pré II do período da manhã, do CMEI Rainha da Paz, localizado em Paranaguá. Durante os encontros, as crianças experimentaram e conheceram sobre os elementos de movimento de forma prática, num ambiente de respeito e diversão. E, por meio das rodas de conversa, observações e registros produzidos nas 10 aulas, foram constatados avanços satisfatórios no desenvolvimento das noções de espaço e tempo e de consciência corporal, além de um repertório corporal mais amplo
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- Artes (Litoral) [134]