Musicalização : possibilidades e contribuições da música na educação infantil
Resumo
Este artigo é o resultado da pesquisa e prática feitas para o projeto de aprendizagem, desenvolvidos no decorrer do curso de Licenciatura em Artes. Na introdução foi destacada a proposta do meu projeto. O referencial teórico foi baseado em educadores musicais como Barreto, Joly, Brito, além do Referencial Curricular para Educação Infantil analisando as contribuições que o ensino de música pode proporcionar para o desenvolvimento das crianças na educação infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisaação, na qual, como pesquisadora e futura professora, busquei, por meio da pesquisa, seguida de ação, finalizada com reflexão, melhorar, na prática o processo de ensino e aprendizagem dos alunos e conhecer a realidade escolar. A prática foi desenvolvida no CMEI Trem da Alegria, na cidade de Matinhos, com crianças de 2 anos, com observação de rotina e em seguida prática de aulas de Musicalização Infantil. Nas considerações finais são destacadas as contribuições do projeto para o CMEI e para minha pesquisa prática. Ou seja, este trabalho é consequência de pesquisa seguida de vivência na educação infantil, apresentando ideias e concepções para o ensino da música na prática, levando em conta a importância desse ensino e a obrigatoriedade do mesmo na educação básica, estabelecida pela Lei de Nº 11.769 de 18 de agosto de 2008
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- Artes (Litoral) [136]