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dc.contributor.advisorOkimoto, Paulo Cesarpt_BR
dc.contributor.authorCamargo, Juliano Oldenburg Ribeiro dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Soldagempt_BR
dc.date.accessioned2020-08-31T14:26:30Z
dc.date.available2020-08-31T14:26:30Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49968
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Paulo Okimoto.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia da Soldagem.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 33.pt_BR
dc.description.abstractResumo : O processo GMAW – Gas Metal Arc Welding ou MIG/MAG é amplamente utilizado na indústria automobilística, desde a soldagem de componentes da carroceria até chassis. Esse trabalho tem como objetivo melhorar a qualidade do processo a partir da melhoria da estabilidade do arco elétrico, qualidade da solda e redução de respingos. Então foram trabalhados os parâmetros de soldagem como tensão, corrente, indutância e gases de proteção analisando a influência das variações na soldagem. Demonstrando que a melhor opção desses parâmetros reflete em melhorias no processo. No caso dos gases de proteção foi reduzida a quantidade de CO2/Ar de 25%/75% para 18%/82%, a corrente elétrica foi reduzida de 154 A para 125A. Os resultados serão apresentados posteriormente no trabalho.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The GMAW - Gas Metal Arc Welding or MIG / MAG is widely used in the automotive industry, from the welding of body components to the chassis. This work aims to improve the quality of the process by improving the stability of the arc, weld quality and reduced spatter. So were worked welding parameters such as voltage, current, inductance and shielding gases analyzed the influence of variations in welding. Demonstrating that the best choice of these parameters reflects on process improvements. In the case of protective gas is reduced to CO2/Ar amount of 25% / 75% to 18% / 82%, the electrical current was reduced from 154 A to 125A. The results will be presented later in the work.pt_BR
dc.format.extent33 p. : il., tab.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectSoldagem eletricapt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.titleEstudo de melhorias de qualidade da soldagem MIG/MAG aplicada na indústria automotivapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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