Melhoria de projeto de uniões soldadas em suspensão de implemento rodoviário
Resumo
Resumo : Nesse trabalho é estudado o problema de trincas e quebras localizadas na suspensão de um implemento rodoviário. Primeiramente estimam-se os esforços a que a suspensão é submetida. Faz-se a modelagem da suspensão, definem-se material, esforços e restrições que a suspensão é submetida. Por fim faz-se a geração da malha e a simulação numérica estática de cada suporte da suspensão. Com os resultados da simulação, são feitas comparações com os defeitos frequentemente encontrados na suspensão e é feita uma proposta de melhoria para atenuação dos pontos de concentrações de tensão, basicamente alterando o posicionamento das travessas e o posicionamento das soldas. Para a validação do modelo proposto, são determinados os coeficientes modificadores do limite de resistência à fadiga, realizados os cálculos de vida infinita e determinando o coeficiente de segurança utilizando o critério de Goodman e comparado com o coeficiente de segurança proposto por Collins. Abstract : In this work it is studied the problem of cracks and breaks located in suspension of an implement road. Initially is estimated the efforts in which the suspension is subjected. The modeling of suspension, you define material, efforts and restrictions that the suspension is subjected. Finally it is the generation of the mesh and the simulation of each static suspension support. With the results of the simulation, are made comparisons with the defects often found in suspension and is made a proposal of improvement for attenuation of points of stress concentrations, basically changing the positioning of the sleepers and the positioning of the welds. For the validation of the proposed model, are determined the coefficients modifiers of limit of resistance to fatigue, performed the calculations of infinite life and determining the safety coefficient using the criterion of Goodman and compared with the safety coefficient proposed by Collins.