Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSauer, Jeanpt_BR
dc.contributor.otherPedrolo, Edivanept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-22T17:28:59Z
dc.date.available2019-02-22T17:28:59Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49941
dc.descriptionOrientadora : Professora Edivane Pedrolo.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Médio e Fundamental da Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação à Distância.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: No ambiente escolar é comum a ocorrência de acidentes, portanto, as escolas precisam estar preparadas para providências de emergência, assim como para a prevenção dos acidentes. A falta de conhecimentos pode acarretar inúmeros problemas, como a manipulação incorreta da vítima e a solicitação, por vezes, desnecessária do socorro especializado em emergência. É de suma relevância a prestação de cuidados iniciais a uma pessoa ferida, para manter suas funções vitais na melhor condição possível, até a chegada de atendimento especializado. Por esta razão, o presente estudo foi produzido com a finalidade de verificar o entendimento e informar, através da utilização de um livreto, aos profissionais que atuam na escola as técnicas básicas de primeiros socorros voltadas aos principais tipos de acidentes que ocorrem neste ambiente. Foram abordadas medidas preventivas de acidentes com o intuito de diminuir a incidência dos mesmos. As técnicas aqui apresentadas não são inéditas, tampouco há a intenção em formar socorristas, apenas entende-se que o profissional escolar tem ou pode adquirir competências necessárias para lidar com os acidentes. Esta pesquisa foi desenvolvida com professores e funcionários de um colégio estadual, de ensino fundamental, médio e profissionalizante, da cidade de Curitiba/PR. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário, aplicado antes e após o estudo do livreto. O projeto ofereceu subsídios aos profissionais que atuam na escola acerca das técnicas básicas de primeiros socorros, bem como informações voltadas à prevenção destas ocorrências. O percentual de acertos, que no início do estudo era de aproximadamente 30%, ao final do estudo ultrapassou 80%.pt_BR
dc.format.extent40 f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPrimeiros socorrospt_BR
dc.subjectPrevenção de acidentespt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectProfissionais da educaçãopt_BR
dc.subjectSituações de riscopt_BR
dc.titleAcidentes na escola : prevenção, situações de risco e primeiros socorrospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples