Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBueno, Daniele Bedinpt_BR
dc.contributor.otherPedrolo, Edivanept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-22T16:28:00Z
dc.date.available2019-02-22T16:28:00Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49930
dc.descriptionOrientadora : Professora Edivane Pedrolopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A escola é um ambiente onde ocorre a interação dos indivíduos em grupos desde a infância até a vida adulta, sendo assim a interação entre professores, comunidade escolar e alunos se faz importante e fundamental no desenvolvimento humano dos adolescentes. Porém, os tipos de relação que ocorrem no contexto escolar são de ampla complexidade e podem refletir problemas que surgem tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, o qual tem que estar preparado para saber lidar com tais situações. Assim, um problema de grande relevância na sociedade e que vem refletindo no ambiente escolar é o problema das drogas, que entre muitas consequências interfere no processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, realizou-se um projeto de intervenção com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre seu papel em relação à prevenção do uso de drogas. Neste projeto constatou-se que as drogas estão presentes na unidade escolar pesquisada, seja através de alunos ou por meio de usuários que vivem próximos à escola. Também demonstrou que são vários os meios pelos quais chegam informações sobre drogas até os alunos. No entanto, todas as atividades desenvolvidas pela escola foram de cunho informativo, porém, é preciso elaborar estratégias educacionais visando permitir a interação e reflexão. Sendo assim, as estratégias dos programas de prevenção devem abordar a integralidade pessoal e social do adolescente, e nesse projeto foi identificado o papel fundamental do professor nestas estratégias.pt_BR
dc.format.extent29 f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectDrogaspt_BR
dc.subjectDrogas ilicitaspt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectDrogas - Abuso - Prevençãopt_BR
dc.titleProjeto Droga é uma Droga - Diga Sim à Vida : o papel do professor na prevenção do uso de drogas ilícitas e lícitas nas escolas de campopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples