dc.contributor.author | Bueno, Daniele Bedin | pt_BR |
dc.contributor.other | Pedrolo, Edivane | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-22T16:28:00Z | |
dc.date.available | 2019-02-22T16:28:00Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/49930 | |
dc.description | Orientadora : Professora Edivane Pedrolo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A escola é um ambiente onde ocorre a interação dos indivíduos em grupos desde a infância até a vida adulta, sendo assim a interação entre professores, comunidade escolar e alunos se faz importante e fundamental no desenvolvimento humano dos adolescentes. Porém, os tipos de relação que ocorrem no contexto escolar são de ampla complexidade e podem refletir problemas que surgem tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, o qual tem que estar preparado para saber lidar com tais situações. Assim, um problema de grande relevância na sociedade e que vem refletindo no ambiente escolar é o problema das drogas, que entre muitas consequências interfere no processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, realizou-se um projeto de intervenção com o objetivo de conscientizar a comunidade
escolar sobre seu papel em relação à prevenção do uso de drogas. Neste projeto constatou-se que as drogas estão presentes na unidade escolar pesquisada, seja através de alunos ou por meio de usuários que vivem próximos à escola. Também demonstrou que são vários os meios pelos quais chegam informações sobre drogas até os alunos. No entanto, todas as atividades desenvolvidas pela escola foram de cunho informativo, porém, é preciso elaborar estratégias educacionais visando permitir a interação e reflexão. Sendo assim, as estratégias dos programas de prevenção devem abordar a integralidade pessoal e social do adolescente, e nesse projeto foi identificado o papel fundamental do professor nestas estratégias. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 f. : il. color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Drogas | pt_BR |
dc.subject | Drogas ilicitas | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Drogas - Abuso - Prevenção | pt_BR |
dc.title | Projeto Droga é uma Droga - Diga Sim à Vida : o papel do professor na prevenção do uso de drogas ilícitas e lícitas nas escolas de campo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |