• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Percepção do bullying durante as aulas de educação física : uma estratégia de sensibilização

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - INES DA COSTA.pdf (808.5Kb)
    Data
    2013
    Autor
    Costa, Inês da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O Bullying é um fenômeno que pode afetar de forma devastadora a vida dos alunos tendo em vista suas características de intencionalidade e repetitividade, envolvendo comportamentos hostis, discriminações e até exclusões das crianças. Este tipo de violência se manifesta, sutilmente, muitas vezes sob a forma de brincadeiras, apelidos, gozações e até agressões físicas. Com relação às maneiras que os alunos se envolvem com o bullying, elas podem ser classificadas em alvos, alvos/autores, autores e testemunhas. O Bullying apresenta como uma das suas principais características a pratica constante e repetitiva, que na sua maioria ocorre sem nenhum motivo aparente. De posse do aporte teórico para o desenvolvimento deste estudo, foram traçados objetivos no intuito de sensibilizar os alunos sobre as conseqüências danosas causados pelo bullying. Como caminho norteador traçou-se objetivos específicos no sentido de identificar o fenômeno do bullying durante as aulas de educação física, diminuir a incidência/prevalência do bullying utilizando metodologias ativas e propiciar a promoção e a prevenção de problemas relacionados ao bullying. Para tanto foram elaboradas estratégias para a aplicação do projeto durante as aulas de Educação Física com os alunos do quinto ano de uma escola municipal que foram divididas em etapas abrangendo desde o diagnóstico do bullying, até a análise dos questionários e, conseqüente, elaboração de um plano estratégico na tentativa de sensibilização sobre as conseqüências do bullying voltado aos alunos. As atividades realizadas com os alunos por meio desta intervenção foram analisadas e discutidas. Dos resultados têm-se, portanto, que do total de 83 alunos que foram submetidos ao questionário, pelo menos 35 mencionaram já ter sofrido algum tipo de bullying na escola, sendo que destes 15 eram do sexo masculino e 20 do sexo feminino. Pudemos observar ainda que as manifestações de tal fenômeno nem sempre eram percebidas pelo corpo docente da escola, pais e comunidade em geral que, de forma errônea associavam às brincadeiras de crianças. Sendo assim, a sensibilização foi realizada durante as aulas de Educação Física, no intuito de chamar a atenção de professores, pais e crianças para os cuidados necessários e indispensáveis, como promoção da prevenção relacionada ao Bullying. Por fim, entende-se que o ambiente escolar dever ser um lugar seguro, e acolhedor onde as crianças possam brincar se socializar e desenvolver suas responsabilidades, além disso, importante ressaltar que existem inúmeras possibilidades de intervenção que vão ao encontro da tentativa de sensibilização dos educando referentes ao problema do bullying durante as aulas de Educação Física e que podem ser colocados em prática visando resultados satisfatórios. Os frutos deste estudo podem vir a estimular outros professores de Educação Física, permitindo a estes ir além dos conteúdos propostos pelo currículo, mas que auxiliam na formação de um cidadão pautado em valores éticos e morais que contribuirão para um futuro melhor e mais consciente.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/49767
    Collections
    • Saúde para professores da educação fundamental e média [318]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV