Proposta de educação da postura sentada para escolares como uma forma de prevenir problemas posturais futuros
Visualizar/ Abrir
Data
2013Autor
Quadros, Gilberto Antonio Bianchini de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Objetivos: Propor a educação da postura na posição sentada, com a utilização de uma cartilha educativa, para escolares de ambos os gêneros, compreendidos na idade de 10 a 15 anos, de uma turma do Ensino Fundamental (6° Ano) em uma escola pública estadual na cidade da Lapa/PR, no ano de 2013, como uma forma de prevenir problemas posturais futuros. Método: A intervenção foi dividida em 4 (quatro) oficinas, de 50 minutos cada, no mês de setembro, pelo período da manhã. Nas 3 (três) primeiras oficinas foram trabalhados os conteúdos da cartilha de educação postural, sendo entregue a cada aluno uma cartilha. Na última oficina foi realizado um feedback das oficinas anteriores e uma Avaliação em forma de questionário. Foi realizada a análise descritiva dos dados obtidos com as respostas do
questionário. Resultados: Na primeira oficina, foi possível verificar que os alunos já possuíam um conhecimento prévio sobre o assunto, mas não compreendiam ainda a relação da coluna vertebral com a postura, mas ao final desta oficina pôde-se notar que entenderam esta relação. Na segunda oficina, os alunos notaram que apesar da posição sentada exigir menor gasto energético ela é considerada a posição que mais prejudica a nossa coluna vertebral. E quando não temos uma postura adequada nesta posição estamos agredindo ainda mais a nossa coluna. Na terceira oficina, foram reforçados os problemas causados pela manutenção de uma postura inadequada na posição sentada e desta forma foi verificado que os alunos ficavam corrigindo um a postura do outro, mas de forma saudável e sem exageros. Na última oficina, com as respostas do questionário, das perguntas de número 1 a número 9 foi possível notar que os alunos entenderam o que é postura, qual a relação da postura com a coluna vertebral, entenderam ainda qual a maneira correta de se manter na posição sentada e qual os malefícios de se permanecer nesta posição por longos períodos e quais os danos à nossa coluna quando estamos sentados de forma errada. Na autoavaliação realizada pelos alunos, gráfico 2, podemos notar, que não houve nenhuma nota abaixo de seis, sendo que três alunos se deram nota seis, quatro alunos se deram nota sete, cinco alunos se deram nota oito, três alunos se deram nota nove e um aluno se deu nota dez. Conclusão: Com o término desta pesquisa pode-se concluir que o conhecimento prévio sobre a coluna vertebral, suas curvaturas, principais músculos posturais, sobre a postura, sobre a postura sentada e seus malefícios, realizado na forma de oficinas, com a utilização de uma cartilha de educação postural, contribuíram para ampliar o entendimento dos escolares sobre a postura na posição sentada e com esta mudança de realidade acreditamos que este conhecimento adquirido seja transferido para a sua vida diária, no entanto há ainda a necessidade de que futuros trabalhos se aprofundem no estudo da educação da postura na posição sentada em escolares, como uma forma de prevenir problemas posturais futuros.