Aprendizado dos alunos do Curso Técnico em Enfermagem durante o estágio supervisionado : uma proposta de intervenção
Resumo
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar as principais dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam durante o desenvolvimento da aula prática em campo sendo apresentadas: incompatibilidade de medicações, monitorização invasiva, ventilação
mecânica. Trata-se de um projeto de intervenção, desenvolvido em um Colégio Estadual do Município de Curitiba – PR, tendo como sujeitos 13 alunas do curso técnico em enfermagem da modalidade subsequente, selecionadas de modo intencional. A intervenção foi realizada em um período de dois meses, no período vespertino, em cinco momentos: no primeiro realizou-se apresentação do projeto aos alunos. No segundo resgatou-se das alunas os assuntos que apresentavam dificuldade. No terceiro, revelouse o conteúdo a ser realizada a intervenção. No quarto, foram solicitadas as alunas a descrição de seus conhecimentos sobre ventilação mecânica. No quinto, realizou-se uma revisão teórica e avaliação oral e escrita confrontando a teoria com a prática. Como resultados, foi possível identificar mudanças nas atitudes das alunas ao prestarem cuidados de enfermagem ao cliente submetido a ventilação mecânica. Conclui-se que ao solicitar as alunas as suas dificuldades houve empenho em sanar essas dificuldades trazendo beneficio ao cliente ao desenvolverem seus cuidados.