• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Níveis de estresse do aluno trabalhador no ensino noturno : uma proposta de intervenção

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - FABIANA BAUMEL CANOFER.pdf (232.6Kb)
    Data
    2013
    Autor
    Canofer, Fabiana Baumel
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O ensino médio noturno apresenta diversas particularidades, entre elas o fato de receber alunos já inseridos no mercado de trabalho. Estudantes trabalhadores têm uma carga de responsabilidades aumentada, o que pode desencadear um quadro de estresse, prejudicando seu desenvolvimento, sua aprendizagem e sua qualidade de vida. Objetivou-se sensibilizar os alunos quanto aos problemas ocasionados pelo estresse, bem como, a prática da atividade física para minimizar os efeitos do mesmo. Trata-se de um projeto de intervenção, desenvolvido no Colégio Estadual do Campo Professor Pedro José Puchalski – Ensino Fundamental e Médio, situado na localidade de Serrinha, município de Contenda – PR, tendo como sujeitos 40 alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio noturno, selecionados de modo intencional. A intervenção foi realizada em um período de três semanas, no período noturno em 6 momentos: apresentação do projeto para os alunos, realização de questionário para investigar os níveis de estresse dos alunos e traçar um perfil dos mesmos, exercícios monitorados no início das aulas, debates sobre o tema em sala, construção de cartazes e montagem de um painel, e por fim os alunos responderam a um questionário final para averiguação dos resultados. Como resultados, foi possível identificar que os alunos foram sensibilizados com o tema, e que o projeto os ajudou a pensar sobre o assunto, repensar alguns velhos hábitos; a construção dos cartazes e do painel mobilizou a todos e ajudou a informar os demais alunos da escola. Conclui-se que a escolas públicas, principalmente às de ensino noturno devem repensar suas práticas e trabalhar cada vez mais voltadas à realidade de seus alunos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/49761
    Collections
    • Saúde para professores da educação fundamental e média [319]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV