Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTozato, Eva Bernadete Budniakpt_BR
dc.contributor.otherMercês, Nen Nalú Alves daspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-26T12:48:54Z
dc.date.available2019-02-26T12:48:54Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49760
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Nen Nalú Alves das Mercês.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Núcleo de Educação a Distância.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Sedentarismo deixa alunos desmotivados e pode prejudicar a aprendizagem e a saúde, sendo assim e de olho na saúde. Este trabalho propõe a fuga do sedentarismo por meio de brincadeiras e buscando investigar se é possível uma mudança nos hábitos sedentários por meio de um projeto que promova atividades lúdicas de resgate de brincadeiras que estimulem a exploração de habilidades motoras importantes para o desenvolvimento. Teve como objetivos conscientizar as crianças, em idade escolar, sobre como o sedentarismo pode prejudicar o seu desempenho na aprendizagem e na vida criando estratégias para superação deste problema de forma criativa. A metodologia foi desenvolvida utilizando intervenções de atividades com os alunos sobre o tempo dedicado as atividades físicas e em atividades sedentárias, em seguida, os próprios alunos realizaram uma investigação com seus familiares sobre as brincadeiras preferidas, por meio dos dados levantados na pesquisa algumas brincadeiras citadas pelos familiares foram resgatadas e experimentadas, culminando com a realização de tais brincadeiras no espaço escolar. As atividades foram desenvolvidas no período de julho a outubro de 2013. Os resultados foram: a comprovação que o sedentarismo pode sim ser substituído por brincadeiras envolventes que estimulam os alunos a buscar novas possibilidades, valorizando suas raízes sociais e culturais; o envolvimento da família foi muito importante para o sucesso do trabalho. Finalizando o projeto em outubro foi possível ainda explorar as brincadeiras na semana da criança.pt_BR
dc.format.extent43 f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEstilo de Vida Sedentáriopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectJogos e brinquedospt_BR
dc.titleDe olho na saúde : fugindo do sedentarismo por meio de brincadeiraspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples