dc.contributor.author | Domingues, Aline Tenorio | pt_BR |
dc.contributor.other | Johan, Derdried Atanasio | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-22T18:27:25Z | |
dc.date.available | 2019-02-22T18:27:25Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/49741 | |
dc.description | Orientadora : Derdried Atanasio Johan | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Médio e Fundamental. Departamento de Enfermagem. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a
Distância. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Percebendo a escola como instituição formadora de valores e conceitos em diversos aspectos da vida, destaca-se a saúde alimentar como principal objeto de estudo deste trabalho, visto que a alimentação é essencial a todos e em todas as fases da vida e que através desta o indivíduo adquire mais, ou menos saúde dependendo de seus hábitos alimentares. Além de suas casas as crianças frequentam outros espaços como creches e a escola. É na escola que a criança passa grande parte de sua vida, e esta é escola um espaço de
aprendizagem, coletividade e concentração de uma comunidade. Diante disso vê-se na escola o ambiente ideal para desenvolver ações de orientação nutricional, podendo assim provocar mudanças nas práticas alimentares das crianças e por consequência em suas famílias, multiplicando-se as possibilidades de mudanças alimentares não só no interior da escola. Este trabalho foi desenvolvido com vinte e quatro alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Lauro Moreira Montenegro, localizada em Lapa-Paraná. Como resultado, identificou-se possibilidades de rever hábitos alimentares e realizar opções saudáveis de alimentação. Durante todo o trabalho os alunos participaram efetivamente das atividades propostas, e realmente compreenderam que nossa alimentação está diretamente ligada à nossa saúde, e como consequência mudaram seus hábitos alimentares na escola, passaram a provar novos alimentos e orientar os colegas para que também o fizessem. No entanto, vale ressaltar que faz-se necessário a adesão dos pais e familiares à uma nova forma de alimentar-se, afinal não é somente na escola que os alunos se alimentam. | pt_BR |
dc.format.extent | 37 f. : il. color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Alimentos | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Hábitos alimentares | pt_BR |
dc.title | A importância da alimentação saudável para alunos do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |