Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMilesk, Adrieli de Fatima Campospt_BR
dc.contributor.otherMingorance, Priscilapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-22T18:18:34Z
dc.date.available2019-02-22T18:18:34Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49739
dc.descriptionOrientadora : Profª Priscila Mingorancept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em em Saúde para Professores do Ensino Médio e Fundamental. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Primeiros socorros é um tema muito importante no que diz respeito a salvar vida, e deve estar presente na realidade da escola, pois tomar medidas para evitar acidentes é a melhor alternativa, mas quando o mesmo já ocorreu temos que agir da maneira mais correta possível. Objetivou-se com este trabalho que as crianças e a comunidade escolar tivessem ciência e conhecimentos sobre procedimentos de primeiros socorros. Trata-se de um projeto de intervenção, desenvolvido em uma escola particular no município de Foz do Iguaçu – PR, tendo como sujeitos 30 alunos do 5º, 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, assim como professores, funcionários, pais e comunidade escolar. A intervenção foi realizada em um período de 2 meses, no período vespertino, em cinco momentos: no primeiro momento houve uma roda de conversa com os alunos sobre o tema, procurando identificar o que sabiam sobre o assunto; no segundo realizou-se a leitura e debate de uma cartilha sobre primeiros socorros; no terceiro, os alunos assistiram uma palestra, sobre primeiros socorros realizada pelo bombeiro Marcos Gardacho; no quarto, houve a confecção de cartazes, que foram expostos em um mural no corredor da escola; no quinto, houve a elaboração pelas crianças de um folder informativo, que fora distribuídos ao final da aula. Como resultado identificou-se nos alunos a necessidade em ter informações sobre primeiros socorros, já que por meio de relatos muitos já vivenciaram uma situação de risco. Conclui-se que tais medidas deveriam ser adotadas pelas demais escola, empresas e, mídia. Neste contexto, este projeto vem ao encontro desta necessidade, de informar e capacitar as pessoas sobre a prática correta dos primeiros socorros. Acredita-se que por meio da informação sobre primeiros socorros ocorra sensibilização por parte dos alunos, o que, consequentemente, contribuirá na prevenção de agravos e promoção da saúde escolar, e o aluno disseminará o conhecimento adquirido no ambiente escolar em seu convívio familiar.pt_BR
dc.format.extent34 f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPrevenção de acidentespt_BR
dc.subjectPrimeiros socorrospt_BR
dc.subjectEducação em saudept_BR
dc.titlePrimeiros socorros no ambiente escolar : um projeto de intervençãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples