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    Estudo de uma ferramenta de mediação do erro em disciplinas de algoritmos : uma proposta de metodologia para promoção da interação

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    R - D - RUI OGAWA.pdf (3.398Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Ogawa, Rui
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia direcionada ao aumento da interação entre professores e alunos que usam a FARMA-ALG. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa usando a abordagem sociointeracionista do relacionamento professor aluno através de um ambiente virtual de mediação do erro escolar no ensino de algoritmos e a possível melhoria do seu processo pedagógico por meio de estudos empíricos, análises estatísticas descritivas e inferenciais. Na fundamentação teórica são abordados os aspectos sobre a importância do ensino de programação, em especial da disciplina de algoritmos. São feitas considerações sobre a desistência e a evasão de alunos dos cursos de Computação, sua associação com o erro escolar e com as relações das intervenções sociointeracionistas dos professores com relação às respostas submetidas por alunos, realizadas por meio de comentários. É mostrada a importância do erro escolar e sua mediação com uso de sistemas computacionais, bem como da interação do professor com o aluno. Para obtenção de informações sobre a experiência de uso da ferramenta FARMA-ALG pelo professor, foi realizada uma pesquisa empírica, cujos métodos são descritos nos fundamentos da solução adotada. Também são explicados os métodos e técnicas de análise estatística descritiva e inferencial que possibilitam buscar padrões indicativos da correlação da interação entre professores, alunos e os níveis de acerto. São apresentados os resultados, a relação entre as informações obtidas e o processo de interação. Ao final, é proposta uma metodologia para utilização da ferramenta pelo professor, com enfoque em suas características interacionistas e apresentados os resultados e novas ideias de pesquisa futura.
     
    Abstract: This dissertation has its focus on proposing a methodology aimed to increase the interaction amid lectures and students using FARMA-ALG. A research of this interaction was conducted using a social-interactionist approach through a virtual environment of learning error on the algorithmic subject to achieve that goal. It was also researched possible improvements of pedagogical process, by means of empirical studies, descriptive and inferential statistical analysis. On the theoric fundamentaion, are addressed aspects of the importance of programming teaching, in particular algorithims. Considerations are made on withdrawals and dropouts of the computational lecture, its association with learning error and its relation amid social-interactionists interventions from lecturers with answers submitted by students, made through comments. The importance of learning error and its mediation is shown with the use of computational systems, as well as the lecturer-student interaction. Information on the user experience of FARMA-ALG by the lecturer was gathered through an empirical research, whose methods are described on the fundaments of the adopted solution. Also explained are methods and techniques of descriptive and inferential statistical analysis which allows search of indicative patterns of interaction between lecturers, students and rate of success. Results are presented, as well as the relation between gathered information and interaction process. At the end, a methodology for the lecturer's use of the tool is proposed, focusing on its interactionist characteristics. Results are presented and new research ideas are proposed.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/49570
    Collections
    • Dissertações [254]

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