• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016029P1 Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016029P1 Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A abordagem da mudança climática contemporânea nos livros didáticos de geografia

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - LILLIAM ROSA PRADO DOS SANTOS.pdf (6.204Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Santos, Lilliam Rosa Prado dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Essa pesquisa se insere no debate da mudança climática contemporânea (MCC) enquanto um tema ambiental, controverso e discutível. O tema é amplamente divulgado no mundo e chama a atenção devido aos impactos catastróficos envolvendo a sociedade e a natureza. Essas informações no âmbito da Ciência apresentam, contudo, controvérsias e incertezas que demandam discussões contextualizadas, sobretudo nas escolas. Considerando a importância desse tema, o objetivo dessa pesquisa consiste em analisar qual é a abordagem da MCC nos livros didáticos. Para tanto, delimita como universo de análise os livros didáticos de Geografia destinados ao Ensino Fundamental II e aprovados em 2014 pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) distribuídos nas escolas públicas do Brasil. A escolha do componente curricular de Geografia (CCG) deve-se à relevância dos fundamentos da ciência geográfica ao tratar da relação entre a sociedade e a natureza, relações espaço-tempo e escala e que são compatíveis e necessários à abordagem dos temas ambientais em que se insere a MCC. A Teoria da Transposição Didática (TTD) consiste em um suporte estrutural para analisar o trâmite do conhecimento do âmbito da pesquisa para o ensino, estabelecendo esferas de atuação dos agentes sociais. Também são realizadas aproximações com as Teorias Crítica e Pós-Critica do Currículo com o intuito de exaltar a disputa de poder e controle na definição da ordem social, histórica e cultural na determinação dos currículos e dos livros didáticos. Os procedimentos metodológicos descrevem as etapas da pesquisa aliados ao referencial teórico e dados obtidos no decorrer da análise. O resultado expõe um conjunto de fatores, elementos e agentes que atuam na abordagem da MCC, revelando predomínios e exclusividades e, por outro lado, ausências e insuficiências diante da diversidade e das potencialidades na abordagem da MCC. Palavras-chave: mudança climática; controvérsias, incertezas, ciência; Geografia; transposição didática; currículo; livro didático.
     
    Abstract: This research fits into the contemporary climate change debate (MCC) as an environmental, controversial and debatable issue. The theme is widely publicized in the world and draws attention due to the catastrophic impacts involving society and nature. However, this information in the field of science presents controversies and uncertainties that require contextualized discussions, especially in schools. Considering the importance of this theme, the objective of this research is to analyze the MCC approach in textbooks. To do so, it delimits an universe of analysis the textbooks of Geography destined to Elementary School II and approved in 2014 by the National Plan of the Textbooks (PNLD) distributed in the Brazilian public schools.The choice of the curricular component of Geography (CCG) is due to the relevance of the foundations of geographic science when dealing with the relation between society and nature, plus the scale and space-time that are compatible and necessary to approach the environmental themes in which Inserts the MCC. The Didactic Transposition Theory (TTD) enters to structure and analyze the Knowledge process from the scope of research to teaching, establishing spheres of social agents actions and approaches are made with the Critical and Post Critical Theories of the Curriculum in order to exalt the dispute of power and control in the definition of social, historical and cultural order in the determination of curricula and textbooks. The methodological procedures describe the stages of the research allied to the theoretical reference and data obtained during the analysis. The result exposes a set of factors, elements and agents that act in the approach of the MCC, revealing predominance and exclusivity and, on the other hand, absences and insufficiencies in face of the diversity and the potentialities in the MCC approach. Keywords: climate change; controversies, uncertainties, science; geography; didactic transposition; curriculum; textbooks.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/49335
    Collections
    • Teses [103]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV