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dc.contributor.advisorPaschoal, Antonio Edmilson, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorZattoni, Romano Scroccaropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-13T13:23:44Z
dc.date.available2020-03-13T13:23:44Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49133
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Antonio Edmilson Paschoalpt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa: Curitiba, 20/02/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 176-179pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta dissertação é analisar o estatuto filosófico da genealogia da moral de Nietzsche, em específico em seu registro crítico. Trata-se da pergunta pelos elementos semânticos e formais que constituem esse empreendimento filosófico em sua singularidade, e que lhe permitem desestabilizar hierarquias de morais vigentes e instituir a tarefa de criação de novos valores. A pesquisa está dividida em duas partes, cada uma com três capítulos: Na primeira parte são analisadas as formas de crítica à moral na filosofia de Nietzsche em três textos denominados "pré-genealógicos", diga-se, Humano, demasiado Humano I, Aurora e Para Além de Bem e Mal, a fim de estabelecer um pano de fundo teórico que serve tanto como fundamentação como contraste para o modo como são abordadas posteriormente as especificidades da crítica genealógica. Na segunda parte do trabalho é realizada uma interpretação acerca do valor crítico do empreendimento genealógico de Nietzsche, a partir da análise de diversos aspectos da obra Genealogia da Moral de 1887. Em primeiro lugar, são depreendidos os elementos que constituem a genealogia como método em sua singularidade frente a outras forma de tratamento do problema da moral, sobretudo a partir da noção de interpretação como "exercício de vontade de poder"; em seguida, são examinados os elementos formais e performativos do texto genealógico que propiciam de efeito crítico; por fim é realizada uma interpretação acerca das consequências de uma crítica genealógica à moral no que se denominará de cenários de construção de subjetividade, sobretudo frente aos temas da ação moral e da "liberdade". Conclui-se que a genealogia nietzschiana pode ser compreendida como um método de interpretação da história que toma em consideração o lugar discursivo e a posição avaliativa do genealogista como prerrogativa para a obtenção do que Nietzsche denomina de verdadeira "objetividade". Trata-se de um texto hiperbólico, que visa gerar efeito crítico com a intenção de comprometer modos de valoração "fracos" em sua vigência, o que possibilita a criação de novas hierarquias de valores por parte do leitor. Palavras-chave: genealogia; crítica; subjetividade; poder; Nietzsche.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this dissertation is to analyze the philosophical status of Nietzsche's genealogy of morality, specially in its critical aspect. That is the question for the semantic and formal elements that constitute such philosophical endeavor in its singularity, and that allow it to unsettle moralities that are currently in force and to set up the task of creating new values. The research is divided in two parts, each containing three chapters. The first part is devoted to the analysis of the different forms of critique of morality in the so called "pre-genealogical" texts of Human, all to Human, Daybreak and Beyond Good and Evil, in order to establish a theoretical background used as grounding and contrast to the way the singularities of the genealogical critique is addressed subsequently. In the second part takes place an interpretation of the critical value of Nietzsche's genealogical endeavor, based in the analysis of several aspect of his 1887 work The Genealogy of Morality. Firstly, genealogy is characterized as an unparalleled method in relation to other forms of addressing the problem of morality, precisely because the interpretations it contains are understood like "exercises of will to power"; after that, there is an examination of the formal and performative elements of the genealogical text, that provide the achievement of critical effect; at the end, takes place an interpretation about the consequences of a genealogical critique of morality in the so called subjectivity construction scenarios, specially in relation to the subjects of moral agency and "freedom". In conclusion, one could argue that Nietzsche's genealogy can be understood like a method of historical interpretation, that takes into consideration the discursive standpoint and the evaluative position of the genealogist as a prerogative to the obtention of what is called the true "objectivity". Genealogy is an hyperbolic text that aims to generate critical effect with the intention to compromise current "weak" forms of evaluation, what gives the chance to the reader to create new evaluative hierarchies by her or himself. Key-words: genealogy; critique; subjectivity; power; Nietzsche.pt_BR
dc.format.extent179 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectNietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900pt_BR
dc.subjectGenealogia (Filosofia)pt_BR
dc.subjectPoder (Ciências sociais)pt_BR
dc.titleGenealogia como crítica em Nietzschept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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