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dc.contributor.advisorPrudencio, Kellypt_BR
dc.contributor.authorKlenk, Lenise Aubriftpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2018-03-14T14:19:31Z
dc.date.available2018-03-14T14:19:31Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/48972
dc.descriptionOrientadora: Profª Kelly Prudenciopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 25/05/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 91-95pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Comunicação e sociedadept_BR
dc.description.abstractResumo: À medida que o uso das redes sociais se consolida entre as experiências de órgãos governamentais, cabe uma reflexão a respeito da finalidade e das contribuições dessa prática na relação entre governo e sociedade. Com a proposta de aproximar a administração pública dos usuários da rede, a página da Prefeitura Municipal de Curitiba (PR) no Facebook, objeto desta pesquisa, desponta em 2013 como um case de sucesso por ocupar com desenvoltura um espaço dominado por perfis pessoais. Interessa a este estudo - por situar-se no campo da pesquisa em Comunicação e Política - investigar o que o alto índice de engajamento trouxe para além do relacionamento e como temas de interesse do governo foram inseridos entre os posts de entretenimento, nos quatro anos da gestão do prefeito Gustavo Fruet (2013-2016). Há algo na página da Prefs além das capivaras, símbolo da experiência? É uma das perguntas que este estudo busca responder, sob a luz das premissas da democracia digital. Ao observar que a iniciativa da Prefeitura de Curitiba passa a servir de inspiração para outros governos, justifica-se investigar quais parâmetros de comunicação vêm sendo reproduzidos. O corpus da pesquisa é formado por 190 publicações - de quatro a cinco de cada mês, nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016. A seleção das postagens seguiu o método de construção de semanas compostas e as publicações foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados apontam para uma alta predominância de postagens de Relacionamento, categoria na qual estão classificados conteúdos voltados exclusivamente ao entretenimento e à linguagem de prevalência do Facebook, sem relação com informações administrativas, políticas ou de interesse social. As altas taxas de engajamento acabam por servir para dar visibilidade a outros conteúdos mais favoráveis à democracia digital, mas oferecidos em menor escala. Palavras-chave: Prefs. Facebook. Comunicação. Democracia digital.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: As the use of social networks consolidates among the experiences of government agencies, it is necessary to think over the purpose and the contributions of this practice to the relationship between government and society. With the proposal to bring public administration closer to the users of the web, the City Hall os Curitiba's fanpage on Facebook, which is the object of this research, emerges in 2013 as a success case for naturally occupying a space dominated by personal profiles. It is of this study's interest - once it's situated in the field of Communication and Political research - to investigate what the high level of engagement has brought beyond the relationship and how topics of interest to the government were inserted among the posts of entertainment, in the four years administration of the mayor Gustavo Fruet (2013-2016). Is there anything on Prefs page beyond the capybaras, symbol of the experience? That is one of the questions that this study seeks to answer, in the light of the digital democracy premises. When it's observed that the initiative of Curitiba City Hall is now an inspiration for other governments, it is justified to investigate which parameters of communication are being reproduced. The research corpus consists of 190 publications - four to five of each month, in the years of 2013, 2014, 2015 and 2016. The selection of the posts followed the method of constructed week sampling and the publications were submitted to content analysis. The results point to a high prevalence of Relationship postings, a category in which content is exclusively focused on entertainment and Facebook's prevalent speech, unrelated to administrative, political or social interest information. The high rates of engagement end up suiting to give visibility to other contents which are more propitious to digital democracy, altough offered on a smaller scale. Keywords: Prefs. Facebook. Communication. Digital democracy.pt_BR
dc.format.extent108 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDemocracia e internetpt_BR
dc.subjectInternet na administração públicapt_BR
dc.titleAlém das capivaras : análise da oferta de conteúdo na página da Prefeitura de Curitiba no Facebookpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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