Show simple item record

dc.contributor.advisorPereira, Edmeire Cristina, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorCardoso Junior, Eduardo Mendespt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T14:58:32Z
dc.date.available2024-03-01T14:58:32Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48397
dc.descriptionOrientador : Edmeire Cristina Pereirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : As mídias sociais são o meio onde os consumidores compartilham textos, imagens e arquivos de áudio e vídeo entre si e com as empresas, dando voz e presença pública na web. Sendo assim, a Internet se torna o ambiente que afeta o marketing de qualquer organização, de diversas formas, seja na comunicação corporativa, seja na publicidade. Para isso, o Gestor da Informação é de fundamental importância, sendo o profissional capacitado para extrair do ambiente externo as informações necessárias para divulgar atividades, ações e projetos das organizações, como por exemplo, o Programa Ciclovida de maneira que possa ajudar o mesmo à divulgar perante a comunidade universitária o seu principal objetivo que é transformar a Universidade Federal do Paraná em um núcleo irradiador de mobilidade saudável e sustentável, fomentando a cultura de mobilidade urbana, que priorize os meios coletivos e não motorizados de transporte. Neste contexto o objetivo geral deste trabalho é divulgar o Programa Ciclovida utilizando estratégias de Marketing Digital para conscientizar a população acadêmica, mais especificamente os estudantes do curso de Gestão da Informação. A metodologia utilizada neste projeto foi a Pesquisa-Ação, que é dividida em nove etapas: fase exploratória; formulação do problema; construção de hipóteses; realização do seminário; seleção da amostra; coleta dos dados; análise e interpretação dos dados; elaboração do plano de ação e divulgação dos resultados. Por meio dessas etapas foi possível uma sugestão de plano de ação e aplicando questionário eletrônico, que permite concluir que 88,5% aproximadamente dos respondentes não conhecem nenhuma iniciativa de extensão universitária da UFPR sobre mobilidade urbana. 82 estudantes participaram da pesquisa sendo que 95,1% aproximadamente nunca ouvirão falar sobre o Programa Ciclovida da UFPR, carecendo de maior divulgação.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMobilidade urbana - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectMarketing - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectBicicletaspt_BR
dc.titleGestão da informação para mobilidade urbana sustentável : pesquisa-ação sobre o Programa Ciclovida da Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record