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    Estratégia para o gerenciamento da informaçao organizacional em micros e pequenas empresas do comércio varejista de Curitiba

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    LOURENCA-SANTIAGO-RIBEIRO.pdf (836.8Kb)
    Data
    2005
    Autor
    Ribeiro, Lourença Santiago
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: No Brasil, em 2002, as Micros e Pequenas Empresas (MPEs) responderam por 99,2% do número total de empresas formais brasileiras, além de se destacar pelo crescimento real apresentado nos três anos antecedentes (SEBRAE, 2005). Entre as características inerentes as MPEs identificou-se: a forte presença de proprietários, sócios e membros da família como mão-de-obra, poder decisório centralizado, registros contábeis pouco adequados, mão de obra pouco qualificada, não sistematização no desenvolvimento das tarefas, baixo investimento em inovação tecnológica e a inexistência de políticas de informação. Ciente da importância das MPEs para a economia do país e no anseio de colaborar com o segmento, este trabalho se propõe a estruturação de uma estratégia para gerenciamento da informação organizacional, passível de adaptação a diferentes realidades e em especial as MPEs atuante no comercio varejista de Curitiba. Foram entrevistas 90 empresas e o resultado da pesquisa de campo apontaram falhas no tratamento dos documentos e informações geradas e adquiridas na empresa. Existe uma dependência do empresário em relação aos fornecedores como fonte de informação e contadores enquanto responsáveis pelo gerenciamento de seus documentos. Detectou-se que na sua maioria as empresas dispõem de computadores e impressoras. A documentação referente a contas a pagar/receber e fluxo de caixa detém a atenção dos Gerentes e Empresários. Enquanto que documentos de pesquisa, planejamento, treinamento, relatórios internos de vendas, de inadimplência, cadastro de fornecedores foram pouco lembrado pelos pesquisados. Entre os que disseram dispor de registros internos, poucos afirmaram utiliza essas informações na tomada de decisão. O resultado esperado passará pela mudança de comportamento do empresário que atualmente toma decisões de forma aleatória, sem sistematizar as tarefas. Observou-se que, as organizações não estão preparadas para gerenciar o seu ativo informacional.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/48327
    Collections
    • Gestão da Informação [583]

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