Levantamento terminologico preliminar referente ao gerenciamento eletronico de documentos (GED)
Resumo
Resumo: Apresenta o resultado de um levantamento preliminar de 93 termos com os respectivos contextos documentados e de definições, selecionados de fontes brasileiras sobre o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). Aborda primeiramente aspectos metodológicos desenvolvidos na Teoria da Prática da Terminologia, caracterizando em seguida, sucintamente, a área-objeto do presente trabalho. Aplica uma metodologia desenvolvida conforme os objetivos propostos, para desenvolver o processamento terminológico compreendendo as fases de documentação básica das fontes utilizadas; elaboração de definições, conforme práticas vigentes nos Estudos Terminológicos e construção dos verbetes referentes aos termos selecionados. Evidenciou-se neste levantamento preliminar que a quase metade dos termos técnicos (incl. siglas) é oriunda da Língua Inglesa, utilizados livremente e sem destaque adicional (aspas, negrito, itálico) nos textos em Português, como empréstimos lingüísticos. O produto final constitui-se: a) da documentação básica dos termos contextualizados, conforme as fontes utilizadas, demonstrando a trajetória documentária de cada termo; e b) do Glossário Terminológico contendo os verbetes com as respectivas definições e, sempre que possível, o equivalente do termo em Língua Inglesa, quando não se trata de empréstimo deste idioma.
Collections
- Gestão da Informação [583]