dc.contributor.advisor | Pereira, Edmeire Cristina, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
dc.creator | Pilat, Eder Alessandro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T17:33:40Z | |
dc.date.available | 2024-02-23T17:33:40Z | |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/48318 | |
dc.description | Orientador: Edmeire Cristina Pereira | pt_BR |
dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçao | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho teve o objetivo geral de realizar um estudo explora'torio sobre Propriedade Intelectual para analisar as melhores práticas de gestão dos Núcleos de Propriedade Intelectual e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia, levantando os aspectos de gerenciamento administrativo, informacional e comunicativo. Em vista disso, será demonstrada a sua importância ao longo da pesquisa. Destaca-se nesta pesquisa a relevância de fomentar a atividade de gerenciamento da Propriedade Intelectual desenvolvida pelas instituições. As boas práticas de gestão foram levantadas através de roteiros de entrevistas apresentados neste trabalho. É fato para o gestor da informação que as fontes provenientes de patentes são riquíssimas para o desenvolvimento de novas tecnologias, pois a descrição da invenção contida na Carta-Patente é recurso gerador para inovação de outras tecnologias. | pt_BR |
dc.format.extent | 58 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Propriedade intelectual | pt_BR |
dc.subject | Propriedade industrial - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Transferencia de tecnologia | pt_BR |
dc.title | As melhores praticas de gestao da em propriedade intelectual : estudo descritivo dos nucleos da rede de propriedade industrial do Parana | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação | pt_BR |