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dc.contributor.advisorPereira, Edmeire Cristina, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorSouza, Dirceu Luiz dept_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T18:11:31Z
dc.date.available2024-02-23T18:11:31Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48262
dc.descriptionOrientador: Edmeire C. Pereirapt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçaopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Explora os fundamentos conceituais de estudos de necessidades de usuários, informação, gestão da informação, marketing voltado para a informação, comportamento do consumidor e inteligência competitiva, para situar este estudo exploratório que tem por objetivo geral mapear quais as informações e os mecanismos de busca de informação utilizados pelos usuários-clientes das pousadas rurais da Região de São Luis do Purunã em Balsa Nova – PR. Fundamentou-se sobre duas hipóteses a saber: (H1) mais de 70% dos freqüentadores dessas pousadas são pessoas que vêm de centros urbanos, principalmente, da Região Metropolitana de Curitiba, e (H2) mais de 50% dos freqüentadores dessas pousadas as descobrem por meio de pesquisas na Internet. Teve por objetivos específicos mapear dados sobre os serviços das pousadas; identificar o perfil sócio-econômico dos clientes das pousadas; identificar como os clientes buscam informações sobre os serviços das pousadas; mapear quais informações são decisivas para os clientes no processo de decisão de compra dos serviços das pousadas. Para tanto, a método empregado na coleta de dados em pesquisa de campo girou em torno de um roteiro de entrevista com doze perguntas que foi aplicado aos proprietários das pousadas e de um questionário com dezesseis perguntas o qual foi aplicado aos usuários-clientes das pousadas. Por fim, a primeira hipótese (H1) foi confirmada, enquanto que a segunda (H2) foi rejeitada, pois a propaganda boca-a-boca é o principal meio de atração de clientes para as pousadas da região. Desta forma, foram feitas algumas sugestões voltadas para a atração e retenção de clientes por meio da Internet e sistemas de informação de clientes.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRecuperação da informaçãopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectHotéis - São Luiz do Purunã, Serra de (PR)pt_BR
dc.titleEstudo exploratorio das buscas de informaçao dos usuarios dos serviços oferecidos pelas pousadas rurais da Regiao de Sao Luis do Puruna na cidade de Balsa Nova - PRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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