• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016067P0 Programa de Pós-Graduação em Psicologia
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016067P0 Programa de Pós-Graduação em Psicologia
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O vínculo agressor/vitima em casos de bullying sob a perspectiva da psicologia analítica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - BARBARA OLSEN.pdf (5.976Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Olsen, Bárbara
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente estudo visa compreender, à luz da Psicologia Analítica, o laço formado entre o agressor e a vítima envolvidos em casos de bullying escolar. Essa pesquisa foi divida em duas grandes partes, que foram transformadas em dois artigos acadêmicos, separados e independentes. Primeiramente, fora feita a revisão da produção acadêmica sobre o tema nos últimos anos no Brasil, entre 2010-2015, e para a compreensão do fenômeno, fora feita uma pesquisa sobre o tema, com definições, características, personagens envolvidos e consequências futuras. Notou-se um aumento significativo na produção nacional nos últimos anos, porém poucas pesquisas preocuparam-se com a elaboração de instrumentos de avaliação adaptados a realidade nacional, também poucos fizeram relação entre a psicologia e o bullying. A partir disso, iniciou-se a segunda fase da pesquisa, onde utilizando-se principalmente os conceitos junguianos de Sombra, Persona, Projeção o vínculo inconsciente formado entre agressor e vítima fora analisado. Para tal, após a explanação dos conceitos junguianos básicos, utilizou-se o premiado filme estoniano Klass, de 2007, que aborda a temática do bullying, como ilustração do laço inconsciente que é formado entre o par agressor-vítima dos envolvidos no bullying. Palavras chave: Psicologia Analítica, bullying, violência escolar, projeção, sombra.
     
    Abstratc: The present study aims to understand, in the light of Analytical Psychology, the bond formed between the aggressor and the victim involved in cases of scholar bullying. This research was divided into two major parts, which were transformed into two separate and independent academic articles. First, a review of the academic production on the theme in recent years in Brazil between 2010-2015, for the understanding of the phenomenon, a research was made, with definitions, characteristics, characters involved and future consequences. There has been a significant increase in national production in recent years, but few studies have been concerned with the elaboration of evaluation tools adapted to the national reality, also few have been related between psychology and bullying. From this, the second phase of the research began, where the Jungian concepts of Shadow, Persona, Projection were used, and the unconscious bond formed between aggressor and victim had been analyzed. after the basic Jungian concepts were explained, the award-winning Estonian film Klass, 2007, which addresses the issue of bullying, was used as an illustration of the unconscious bond that is formed between the aggressor-victim pair involved in bullying. Key words: Analytical Psychology, bullying, school violence, projection, shadow.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/48223
    Collections
    • Dissertações [284]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV